MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

No caminho da desburocratização

Publicada em 16/01/2018

Os brasileiros podem sugerir alterações para facilitar o acesso, a execução e a qualidade dos serviços públicos. É o que propõe o Simplifique, canal de comunicação online lançado pelo governo federal, com a finalidade de revisar a burocracia. A nova ferramenta também permite apontar falhas e questionar a exigência de documentos solicitados para serviços específicos. O que está em discussão é mais do que a qualidade dos atendimentos. Trata-se de um novo modelo de relacionamento com o cidadão.
De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, a medida representa um desdobramento do Decreto de Desburocratização (editado no ano passado), que busca melhorar o atendimento aos usuários, reduzir o excesso de burocracia e gerar agilidade, economicidade e efetividade à administração pública, prevendo a participação ativa da sociedade em todo processo”. A sistemática valoriza, na prática, a função das ouvidorias, que têm a função de assegurar o direito à clareza nos processos públicos.
O movimento no sentido da desburocratização merece reconhecimento, principalmente por prever mudanças práticas, a exemplo da dispensa do reconhecimento de firma e autenticação de documentos expedidos no país e da gratuidade dos atos necessários ao exercício da cidadania. No que tange aos serviços públicos, o decreto criado a partir de trabalho interministerial já elimina a necessidade de entregar o mesmo documento várias vezes. As mudanças são cruciais para desatar um dos nós que atrapalham o desenvolvimento. A expectativa é que novos avanços sejam alcançados com as contribuições.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br