MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Empresa requer licença prévia para nova linha de transmissão

Publicada em 18/01/2018
Empresa requer licença prévia para nova linha de transmissão | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Estrutura vai ligar subestação Bagé 2 (foto) ao complexo termelétrico de Candiota

A empresa Vineyards Transmissão de Energia S.A. solicitou à Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam), a Licença Prévia para a Linha de Transmissão entre a subestação Bagé 2 e o complexo termelétrico de Candiota. O empreendimento terá cerca de 48 quilômetros de extensão, passando por Bagé, Hulha Negra e Candiota. A Vineyards já apresentou o Relatório Ambiental Simplificado (RAS), exigido pelo Ministério do Meio Ambiente.
Em outubro do ano passado, a empresa formalizou contrato com a companhia indiana Sterlite Power Grid Ventures, que venceu o leilão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para assumir a obra. A linha de transmissão local integra um lote comercializado por R$ 34,5 milhões. O projeto compreende as linhas de transmissão de Garibaldi a Lajeado, com 47 quilômetros, outra linha entre duas subestações de Lajeado, com 16,4 quilômetros, além das subestações Vinhedos e Lajeado 3 e do trecho de linha entre a subestação Vinhedos e o seccionamento da linha de transmissão Monte Claro - Garibaldi, com dois quilômetros. 
 
Projeto Crescer
A obra que vai interligar o complexo de Candiota a Bagé foi ofertada, inicialmente, em 2013, mas não avançou. No ano passado, a linha de transmissão entrou no cronograma de obras do projeto Crescer, lançado pelo governo federal, quando foi arrematado pela empresa indiana. 
A licença da Fepam cumpre uma etapa de tramitação do empreendimento. Ainda não foi divulgado o cronograma de obra. A entrada em operação comercial está prevista para agosto de 2022.
 
Função estratégica
A estrutura que integra o planejamento do Ministério de Minas e Energia é considerada fundamental. A linha deve servir para evitar cortes de carga por subtensão, especialmente nos períodos entre novembro e março, e em situações de despacho reduzido nas centrais eólicas da Eletrosul, integradas à subestação de Cerro Chato, em Santana do Livramento.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br