ANO: 24 | Nº: 6432

Rosane Coutinho

19/01/2018 Caderno Ellas

Lidando com as emoções

Como lidas com tuas emoções? Que fazes quando te sentes triste, estressada, preocupada, com ciúmes ou carente?

Muitas pessoas brigam com estes sentimentos, acreditando que assim podem ter controle sobre eles. Ocultam, fazem de conta que não existem ou fingem não sentir nada.

Isso não é saudável, não funciona! Afastar-se das emoções faz com que a sensação seja de desconexão. Quando empurramos os sentimentos negativos para longe, eles ressurgem com mais força nos piores momentos.

As emoções são o principal fator que nos faz humanas, evitar o contato com elas não é a chave para conquistar o equilíbrio. Modificar a relação que temos com as emoções é o caminho para viver uma vida mais feliz e saudável.

Pode-se começar esse processo de mudança lentamente, não temos como cuidar das emoções se corremos para fazer mil coisas ao mesmo tempo. Observando o que sentimos e quando esse sentimento surge, quais são os lugares, atividades ou relações que são mais difíceis de lidar e qual o motivo da dificuldade.

Escutar a ti mesma e ser honesta com tuas emoções: não é errado entender e aceitar que algo da rotina ou alguma relação faz mal. Pelo contrário, ao aceitar que pessoas que amamos ou o trabalho que necessitamos pode nos adoecer, é possível mudar!

Uma vez que estás consciente do que estás sentindo, é hora de aceitar esse sentimento, permitindo-te sanar e superar. Podes dizer a ti mesma: Neste momento estou exausta, cansada, triste ou irritada, e está bem que esteja sentindo isso. Assim, abraçamos os sentimentos negativos e podemos reorganizá-los. Isso vai passar.

Quando observas teus sentimentos e os aceitas, é possível ver com mais clareza os caminhos que estão à tua frente, esse é o momento da escolha, andar em direção ao lado positivo da vida.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias do caderno

Outras edições

Carregando...