ANO: 24 | Nº: 8084

José Artur Maruri

josearturmaruri@hotmail.com
Colaborador da União Espírita Bajeense bagespirita.blogspot.com.br
20/01/2018 José Artur Maruri (Opinião)

A bondade e a Justiça de Deus

Ao abrirmos o “Evangelho Segundo o Espiritismo”, especificamente no capítulo 27, item 21, visualizamos uma citação de outra obra de Allan Kardec intitulada “O Céu e o Inferno”.
A citação referida diz assim: “O homem sofre sempre a consequência de suas faltas; não há uma só infração à Lei de Deus que fique sem a correspondente punição”.
Como se vê, pode-se extrair que o Espiritismo deixa de lado o Deus que pune, porque se sobrepõe à punição uma Lei natural de Ação e Reação. O sofrimento é a consequência da própria falta.
Mais adiante, o trecho explicita: “A severidade do castigo é proporcionada à gravidade da falta”.
Mais uma vez, o Deus punitivo, que retribui vingança, torna-se bom e justo. Porque a ninguém é dado sofrer mais que a gravidade da própria falta. É o fim das penas eternas.
“Indeterminada é a duração do castigo, para qualquer falta; fica subordinada ao arrependimento do culpado e ao seu retorno à senda do bem”. A pena dura tanto quanto a obstinação no mal.
Por isso, Allan Kardec incluiu citações da obra “O Céu e o Inferno” no capítulo “Pedi e Obtereis” de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. Porque desde que o culpado clame por misericórdia, Deus ouve e lhe concede esperança. Claro, não basta o simples pesar do mal causado, deve haver a reparação, pelo que o culpado se vê submetido a novas provas em que pode, sempre por sua livre vontade, praticar o bem, reparando o mal que haja feito.
“O homem é, assim, constantemente, o árbitro de sua própria sorte; pertence-lhe abreviar ou prolongar indefinidamente o seu suplício; a sua felicidade ou a sua desgraça dependem da vontade que tenha de praticar o bem”.
No dizer de Allan Kardec, “tal é a lei, lei imutável e em conformidade com a bondade e a Justiça de Deus”

(Referências: Allan Kardec. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap. 27. Item 21)

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...