MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Integrantes do Livres de Bagé deixam PSL

Publicada em 20/01/2018
Integrantes do Livres de Bagé deixam PSL | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Padilha destaca que movimento optou por manter a coerência

Todos os integrantes do Livres, em Bagé, deixaram o Partido Social Liberal (PSL). O movimento de desfiliação em massa iniciou no dia 5, em resposta à filiação do deputado federal Jair Bolsonaro, que deve disputar a presidência da República pela legenda. “Nosso foco, agora, é continuar difundindo o liberalismo”, garante o advogado Luiz Fernando Padilha, que havia assumido a presidência da sigla, no município, em 2017. “Meu formulário de desfiliação, o do tesoureiro e o do secretário foram os últimos a serem enviados à Justiça Eleitoral”, destaca.
O Livres, movimento formado por liberais, integrava o Partido Social Liberal desde o ano passado. “Era um movimento de renovação política partidária, vinculado ao PSL. Agora, é um movimento suprapartidário, com a mesma finalidade. Pensamos que o cidadão pagador de impostos deve deixar de ser um agente passivo e perceber o poder que tem dentro da instituição democrática. E seguiremos defendendo esta concepção”, pontua Padilha.
A liderança do Livres de Bagé destaca que o movimento aguardava pela realização de uma convenção nacional, em fevereiro, para consagrar a relação com o PSL. “Ocorre que houve a assinatura de um termo de compromisso com Bolsonaro. A possibilidade havia sido ventilada pela imprensa, mas era desmentida pelo presidente do partido, Luciano Bivar. Bolsonaro sempre foi uma figura que o Livres gostou de atacar, porque é a representação da clássica direita. É aquele conservador que defende um Estado forte, militarizado e nacionalista”, reflete, ao destacar que as posições do deputado contrariam a visão do Livres.


Futuro
O Livres, conforme especifica Padilha, optou por manter a coerência. “Não vamos nos vender por uma espécie de oportunismo. Essa negociação com Bolsonaro teve troca de favor. E nós lutamos justamente contra isso”, reforça. Na condição de movimento suprapartidário, entretanto, o Livres não impede o ingresso de seus integrantes em outros partidos, desde que a sigla demonstre afinidade à ideologia liberal e respeite princípios básicos defendidos pelo grupo. “Se algum candidato ligado ao Livres for eleito, ele vai renunciar a valores e vai diminuir o número de assessores. Trabalhamos muito a ideia de que não é por que a ação é legal, é feita dentro da legalidade, que ela está certa”, exemplifica.


Crescimento

Para Padilha, o Livres deve continuar crescendo. A avaliação tem como base a expansão do apoio após as desfiliações. “Nosso cadastro de apoiadores cresceu quando anunciamos a saída. Acredito que deixamos a imagem correta, de que somos um movimento sério e de que não se trata de um grupo de oportunistas. Não estamos no cenário só para ganhar voto”, pontua.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br