MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

MST ocupa área da CEEE em Candiota

Publicada em 20/01/2018
MST ocupa área da CEEE em Candiota | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Cerca de 200 integrantes ocupam área na Vila Operária

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam duas áreas localizadas em Candiota, próxima à Vila Operária, e em Encruzilhada do Sul. Os imóveis pertencem ao Estado do Rio Grande do Sul.
Cerca de 200 famílias ocuparam uma área que pertence à Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), em Candiota. O imóvel, que já havia sido ocupado pelo movimento, em 2015, possui cerca de 300 hectares e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) já manifestou interesse em comprá-lo para criar assentamento.
A outra ocupação reúne cerca de 250 integrantes do movimento, em uma área da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), que possui 350 hectares, no município de Encruzilhada do Sul, na região do Vale do Rio Pardo.
De acordo com o MST, as áreas estão abandonadas há anos e já foi sugerido que elas sejam cedidas ao Incra como abatimento da dívida do Estado com a União, para a Reforma Agrária.
De acordo com uma das acampadas, Eliane Saionara de Azevedo, essas são as primeiras ocupações realizadas pelo MST, em 2018, e envolvem acampados de Candiota, São Gabriel, Santana do Livramento, Taquari e Eldorado do Sul. “O objetivo das ocupações é dar celeridade ao processo de negociação”, disse.
Eliane explica que as áreas da CEEE e da Fepagro são de interesse do MST para ampliar a produção de alimentos livres de agrotóxicos, assim como já ocorre em outros assentamentos e acampamentos no Estado. “Nós queremos que a terra cumpra a sua função social, que ela possa nos alimentar e alimentar a quem está na cidade”, pondera.


Contraponto
Através de nota, o grupo CEEE salienta que tomou conhecimento da ocupação na parte da manhã, adiantando que pretende retomar a área. “A Empresa já está adotando as medidas cabíveis para a imediata reintegração de posse da área, que tem cerca de 280 hectares”, pontuou a empresa, no comunicado.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br