MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Prefeitura disponibiliza desfibriladores em todas as Unidades Básicas de Saúde

Publicada em 20/01/2018

A Prefeitura de Bagé, através da secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, iniciou a entrega de Desfibriladores Externos Automáticos (DEA) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Na primeira fase, 18 postos receberão os aparelhos, que serão utilizados em situações de parada cardiorrespiratória, estimulando o coração no momento em que se encontra dificuldades de contração.
Os equipamentos fazem parte de emendas parlamentares de 2014, 2015 e 2016 retomadas pela atual gestão. Foram contempladas as seguintes unidades: Arvorezinha, Damé; Ivo Ferronato, Malafaia, Morgado Rosa, Dois Irmãos, Prado Velho, Coxilha das Flores, Tiarajú, Floresta, São Bernardo, Passo das Pedras, Caic, Popular, Centro Social Urbano, Castro Alves, Gaúcha e São Martins.
O coordenador dos médicos da Saúde, Ricardo Necchi, explica que o aparelho tem a capacidade de, em momento de emergência cardíaca, ser manuseado por qualquer profissional, não somente médicos, sendo um poderoso instrumento para salvar vidas. “A Saúde colocou um DEA em cada unidade de saúde, o que poucas cidades do país possuem”, enfatiza.
O desfibrilador é utilizado em casos de arritmia ou parada cardíaca para restabelecer os batimentos normais do coração. Além desse equipamento, as UBSs contam também com aparelho para realização de eletrocardiograma, exame que detecta arritmias, aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, infarto do miocárdio, entre outros diagnósticos.
Para o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, os equipamentos trazem mais segurança, saúde e comodidade aos bajeenses. “Agora, as unidades estão equipadas para atender casos de urgência e emergência básicos. Esses são equipamentos que a gente torce para que nunca sejam necessários, mas que quando preciso podem representar a diferença para salvar uma vida, e, em tempo hábil, reverter o quadro do paciente sem precisar encaminhá-lo para um hospital ou para a UPA”, comentou.

Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br