MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Católicos homenageiam padroeiro de Bagé

Publicada em 22/01/2018
Católicos homenageiam padroeiro de Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Imagem foi levada até Catedral de São Sebastião onde foi entronizada

O sábado foi dedicado a São Sebastião, padroeiro de Bagé. Em frente à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, dezenas de fiéis aguardavam a chegada da imagem do santo, conduzida pela Associação de Cavaleiros Rainha da Fronteira, na 14ª edição da Cavalgada Histórica de São Sebastião, a partir da localidade de Torquato Severo, para entronização.
Devotos de São Sebastião, há mais de meio século, o casal Eva e Ari Pacheco de Borba, com 71 anos e 74 anos, respectivamente, aguardava a chegada do grupo com a imagem do santo. Ele conta que é de família católica e sempre participou das celebrações da igreja. Após o casamento, a família também se tornou devota do santo guerreiro. "Temos muita fé nele. Sempre viemos agradecer tudo. Nossos filhos também costumam vir", conta Ari.
Cerca de 40 cavaleiros participaram da cavalgada, coordenada por Mirabeau Borba. A intenção foi refazer o trajeto traçado pelo grupo fundador de Bagé, quando a imagem de São Sebastião foi trazida da Guarda de São Sebastião (hoje distrito de Torquato Severo, em Dom Pedrito), para o pequeno povoamento que iniciava e que deu origem à Rainha da Fronteira. A imagem foi depositada em uma capela de palha no espaço da Praça Carlos Telles, onde mais tarde foi erigida à Igreja Matriz Catedral de São Sebastião.
O percurso contou com 44 quilômetros, desde Torquato Severo até Bagé. No caminho, o grupo de cavaleiros parou em duas estâncias para pernoitar e se alimentar. No sábado, próximo das 20h, o grupo chegou em frente à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, onde instalou a imagem e a levou em um andor até a Catedral de São Sebastião, onde foi entronizada.
Na primeira noite, a comitiva pernoitou na propriedade Cacimba, de Osmar e Elva Vieiro. Hoje, parte para a Estância do Retiro, de Augusto e Gladis Costalat. Serão percorridos cerca de 44 quilômetros até a vila de São Sebastião.
Um dos organizadores da celebração, Sávio Machado, explica que a formação do cortejo de cavaleiros durante a procissão também teve um significado especial. À frente, iam três pessoas, duas delas representando o envolvimento dos jovens com a tradição. Mirabeau Borba Filho e Roberta Rodrigues, dois jovens cavaleiros, levavam à frente a bandeira da paz e o estandarte de São Sebastião, carregado de significados.
"O estandarte foi confeccionado em algodão cru com grega espanhola nas bordas. Nas laterais foram colocadas fitas de Nossa Senhora Conquistadora e São Sebastião. Os bottons carregam as cores do Rio Grande e remetem também à tradição de nosso Estado e a imagem de São Sebastião é de Glauco Rodrigues, a base instalada foi de uma lança com flecha, que lembra também a origem de nosso santo guerreiro. Foi importante a participação dos dois porque demonstra uma participação maior da juventude em nossas tradições", destaca. Logo ao lado, o cavaleiro de São Sebastião, escolhido em 2018, Nilson Borges Guimarães, carregava a bandeira do Rio Grande do Sul.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br