MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Problema conhecido

Publicada em 22/01/2018

O prejuízo causado pela superlotação carcerária é incalculável. Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), sobre o sistema prisional de 17 Estados e do Distrito Federal, conclui que “o excesso populacional nos presídios brasileiros favorece a atuação de facções criminosas”. A situação cria outra demanda, prejudicando “a atuação do Estado na garantia da ordem e da segurança dos detentos”. A avaliação observa, ainda, o peso da faltam vagas nesse processo.
Pelo menos 61% das unidades da federação fiscalizadas pelo TCU declararam ter enfrentado algum tipo de motim entre outubro de 2016 e maio de 2017. O levantamento aponta que 78% dos casos ocorreram em prisões com superlotação. Para a ministra Ana Arraes, que comandou a fiscalização, “a gestão do sistema prisional brasileiro constitui um grande desafio para a administração pública, porque exige interdisciplinaridade e múltipla coordenação institucional entre as várias esferas de governo”.
O crescimento da população carcerária reflete diretamente na lei de execução penal, inviabilizando seu cumprimento. Além de “propiciar a atuação mais incisiva de facções criminosas”, conforme conclui a ministra, a condição fere o “princípio constitucional da dignidade humana”, especificamente por expor os detentos a condições sub-humanas. A solução, em médio prazo, portanto, passa pela revisão dos investimentos. Priorizar a criação de novas vagas é o básico em qualquer proposta de reação ao cenário.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br