ANO: 25 | Nº: 6257
22/01/2018 Cidade

Tenente-coronel Marcelo Venícios Germano de Moraes assume comando do 25ª GAC

Foto: Antônio Rocha

Cerimônia marca despedida de ex-comandante do 25º GAC
Cerimônia marca despedida de ex-comandante do 25º GAC

No final da tarde de sexta-feira, o coronel Moacyr de Mattos Júnior passou o comando do 25º Grupo de Artilharia de Campanha (25ª GAC) - Grupo Leite de Castro, para o tenente-coronel Marcelo Venícius Germano de Moraes.
Mattos Júnior foi selecionado pelo comandante do Exército Brasileiro, general Eduardo Villas Bôas, para fazer o curso de Altos Estudos de Política e Estratégia, na Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro. Ao se despedir do batalhão, o oficial se emocionou e declarou que leva de Bagé um grande sentimento de dever cumprido e firmes amizades. "Bagé foi a cidade onde me realizei profissionalmente e onde fiz grandes amigos", disse.
Ao ser nomeado para o cargo de comandante do 25º GAC, o tenente-coronel de Artilharia Marcelo Venícius Germano de Moraes estava servindo no comando da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, sediada em Guarujá, em São Paulo. Foi promovido ao posto atual em 31 de agosto de 2015.
O tenente-coronel nasceu em 13 de novembro de 1973, em Curitiba, Paraná. Incorporou às fileiras do Exército em 18 de fevereiro de 1991, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, São Paulo. Foi declarado aspirante oficial da arma de artilharia em 2 de dezembro de 1995, sendo classificado no 25º Grupo de Artilharia de Campanha. Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO), em 2003, e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), de 2013 a 2014. Possui os curso de Artilharia de Costa e Antiaérea em 2001; mestrado em Operações Militares em 2003 e o curso de Operações de Guerra na Selva, categoria Bravo em 2007.
Comandou a 1ª bateria de canhões do 1º Grupo de Artilharia Antiaérea, sediado no Rio de Janeiro e a 1ª Bateria de Obuses do 19º Grupo de Artilharia de Campanha, sediado em Santiago, Rio Grande do Sul. Chefiou a 3ª seção do 19º Grupo de Artilharia de Campanha, em Santiago, a 1ª e 2ª seção do 17º Grupo de Artilharia de Campanha, em Natal, Rio Grande do Norte e foi ADJ E2 na 2ª brigada Infantaria de Selva, em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.
Como oficial de Estado-Maior, foi ADJ E3 e chefe da 3ª seção da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, em Guarujá, São Paulo. Foi condecorado com a Medalha Militar de Prata e a Medalha Marechal Osório, o Legendário.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...