ANO: 25 | Nº: 6209

Dilce Helena Alves Aguzzi

dilcehelenapsicologa@gmail.com
Psicóloga
23/01/2018 Dilce Helena Alves Aguzzi (Opinião)

Elegância diante da vida

Cresci ouvindo a mensagem que a educação é uma chave que abre praticamente todas as portas. Confesso que quando criança ou adolescente via um pouco de exagero nessas palavras. Hoje percebo que aquilo em que os meus pais e avós tanto batiam não era apenas o que manda o figurino, é mais do que bom dia, com licença, obrigada e me desculpe. Trata-se da elegância que envolve o viver em convívio com outras pessoas.
E o que é ser elegante?
Mais que saber usar os talheres e combinar peças do vestuário em perfeita consonância com a ocasião, ser elegante é um pouco mais complexo e exige bem mais profundidade humana e existencial do que possa parecer à primeira vista.
Pessoas elegantes estão por aí fazendo a diferença por onde passam, em todas as esferas sociais e culturais unindo, formando conexões inteligentes, nutrindo verdadeiramente, sem bajulação, as autoestimas daqueles com quem se relacionam. Tristemente, da mesma forma, pessoas deselegantes também estão em toda parte fazendo a diferença por seu tom sombrio, egoísta e bem raso foco. E aí está a distinção, quem quer ser a todo custo acaba por distanciar-se incrivelmente do tema. Quem admira a elegância e o ser humano dela se aproxima quase que ao natural, não pelo glamour ou sofisticação, mas pela simplicidade, beleza nos contornos e bom acabamento dos gestos que vão além do aparente, são escolhas, posturas e o cuidado com os demais seres humanos ao tratá-los somente da forma como gostaria de receber atenção. 
Há algum tempo educação abria portas, hoje os gestos mostram claramente quem é quem e quais são os propósitos de cada um, não há como ocultar. O importante é cultivar o melhor que existe dentro de nós, pois bondade e espontaneidade levam à elegância e essas duas qualidades não podem ser copiadas, apenas cultivadas, o que leva tempo e bastante trabalho.

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...