MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Medicamento para prevenção do HIV começa ser distribuído na capital

Publicada em 23/01/2018
Medicamento para prevenção do HIV começa ser distribuído na capital | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Truvada previne a infecção pelo vírus

Apenas 36 municípios do país irão receber, inicialmente, o medicamento anunciado pelo Ministério da Saúde como alternativa para prevenção ao HIV. O Truvada, que é uma combinação do Tenofovir com a Entricitabina, segundo pesquisas, reduz em 44% o risco de aquisição do vírus. Em Bagé, ainda não há estimativa para o início da distribuição.
De acordo com a enfermeira especializada em saúde pública e coordenadora do Serviço de Atenção Integral à Sexualidade (SAIS), Milena Moreira Ferreira, o medicamento deve ser distribuído para grupos de risco, como profissionais do sexo, usuários de álcool e drogas. Segundo ela, a distribuição iniciou por Porto Alegre e só pode ser utilizada por pessoas que não foram infectadas pelo HIV. Em Bagé, cerca de 800 pessoas realizam o tratamento da Aids e a rede conta com cerca de 20 tipos de medicamentos para a doença. “A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que para cada pessoa infectada que sabe da doença, dez têm o vírus e não sabe”, disse.
Milena ressalta que um dos princípios ativos do medicamento atua bloqueando uma enzima e, com isso, interrompe o processo de reprodução do vírus dentro da célula. O tratamento, chamado de profilaxia pré-exposição (PrEP), segundo a coordenadora, será distribuído como um teste para esses municípios.
Ela teme que com a distribuição haja um descaso com os preservativos, que são uma das principais formas de prevenção de doenças, e haja um aumento de sífilis, gonorreia, e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).


Cadastro
As pessoas de outras regiões do Estado também podem se cadastrar para realizar o tratamento em Porto Alegre. De acordo com o coordenador-adjunto de Saúde, Carlos Magno Cesarino, o tratamento preventivo somente será disponibilizado para as pessoas que passarem pela triagem da Secretaria Municipal de Saúde da capital e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Hospital Sanatório Partenon, vinculado à Secretaria Estadual da Saúde.
Cesarino explica que as pessoas passam por exames clínicos, acompanhamento médico, entrevistas e ficam vinculadas ao serviço da capital. "Essas pessoas serão avaliadas e não são todas que recebem essa prevenção", relata. O coordenador adianta que por enquanto não há data para o serviço ser implantado no interior.


Pesquisas
Em 2012, a utilização do Truvada para a prevenção do HIV foi aprovada nos Estados Unidos e a OMS reconheceu o potencial da PrEP para o enfrentamento da epidemia do HIV/AIDS. No Brasil, foram realizados testes com 500 homens que fazem sexo com homens (HSH), travestis e mulheres transexuais com risco de adquirir a infecção pelo HIV em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Em dezembro, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou a distribuição do medicamento gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A estimativa da pasta é que a estratégia no Brasil seja utilizada por cerca de sete mil pessoas que integram as chamadas populações-chave, no primeiro ano de implantação.


Como usar

Para garantir a proteção, o medicamento deve ser tomado diariamente, no mesmo horário. A ação do Truvada começa a valer após sete dias de uso para sexo anal e após 20 dias de uso para sexo vaginal. Caso a pessoa decida parar de utilizar a medicação, deve permanecer tomando por quatro semanas após a última relação sexual para evitar a contaminação com o vírus.
Algumas pessoas sentem efeitos colaterais quando iniciam o Truvada para PrEP, no entanto, os sintomas são geralmente leves e desaparecem após o primeiro mês de uso. Podem ocorrer gases, cefaleia e um pouco de enjoo.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br