MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bagé terá Agência Digital do INSS

Publicada em 25/01/2018
Bagé terá Agência Digital do INSS | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Atendimento presencial disponibiliza 40 fichas

A falta de fichas para atendimento na agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Bagé tem gerado reclamações. Durante a semana são distribuídas 40 fichas diárias para informação e orientação. Para conseguir o atendimento, muitas pessoas vão para a fila por volta de 5h, sendo que a agência abre apenas das 8h às 12h. A expectativa é de que a demanda seja atendida através de um novo sistema, a partir de março.
Muitos beneficiários, como do soldador Uilian Silva, 28 anos, que procurou a agência para conseguir um documento, acabam ficando sem o atendimento. Silva chegou ao INSS por volta de 10h e precisava levar o documento para garantir uma vaga de emprego. “A triagem era somente hoje (terça-feira) e não consegui ficha”, ressalta.
O mesmo ocorreu com o ferroviário aposentado Arlete Donato Garcia, 67 anos, que não conseguiu um documento para provar que há uma cobrança indevida em seu salário. “Não sabia o horário do atendimento”, relata.
De acordo com a gerente Executiva do INSS de Pelotas, estrutura regional responsável pela agência de Bagé, Carmen Regina Pinto Miranda, o atendimento presencial está mais lento devido à aposentadoria de cinco servidores e também ao período de férias. Ela garante que os bajeenses podem agendar através do telefone 135 para serem atendidos normalmente até as 18h.


Novo sistema
Carmen adianta que o INSS está testando, desde o início do ano, novas formas de atendimento e de trabalho para facilitar a vida do segurado. Ela explica que o INSS Digital é um projeto que foi implantado em 70 agências no país e em seis dos 12 municípios da região de abrangência de Pelotas, diminuindo o fluxo de pessoas nas agências. “A partir da segunda quinzena de março, a agência de Bagé já contará com esta facilitação”, enfatiza.
Conforme a gerente, o projeto funciona através de processo eletrônico de agendamento. O segurado poderá solicitar o benefício pela Internet ou por meio de entidade representativa que tenha celebrado Acordo de Cooperação Técnica com o INSS. “Será tudo interligado e facilitará o atendimento”, disse.
O INSS Digital, segundo Carmen, irá promover qualidade de vida para funcionários e diminuir problemas como falta de servidores e de agências físicas. “O sistema combina aspectos presenciais e remotos”, adianta. Através do novo modelo, os requerimentos dos segurados são trabalhados totalmente em meio eletrônico. Os documentos são digitalizados e todo o processamento dos benefícios é feito sem a geração de papéis ou processos físicos.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br