Cidade
Bagé terá Agência Digital do INSS
A falta de fichas para atendimento na agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Bagé tem gerado reclamações. Durante a semana são distribuídas 40 fichas diárias para informação e orientação. Para conseguir o atendimento, muitas pessoas vão para a fila por volta de 5h, sendo que a agência abre apenas das 8h às 12h. A expectativa é de que a demanda seja atendida através de um novo sistema, a partir de março.
Muitos beneficiários, como do soldador Uilian Silva, 28 anos, que procurou a agência para conseguir um documento, acabam ficando sem o atendimento. Silva chegou ao INSS por volta de 10h e precisava levar o documento para garantir uma vaga de emprego. “A triagem era somente hoje (terça-feira) e não consegui ficha”, ressalta.
O mesmo ocorreu com o ferroviário aposentado Arlete Donato Garcia, 67 anos, que não conseguiu um documento para provar que há uma cobrança indevida em seu salário. “Não sabia o horário do atendimento”, relata.
De acordo com a gerente Executiva do INSS de Pelotas, estrutura regional responsável pela agência de Bagé, Carmen Regina Pinto Miranda, o atendimento presencial está mais lento devido à aposentadoria de cinco servidores e também ao período de férias. Ela garante que os bajeenses podem agendar através do telefone 135 para serem atendidos normalmente até as 18h.
Novo sistema
Carmen adianta que o INSS está testando, desde o início do ano, novas formas de atendimento e de trabalho para facilitar a vida do segurado. Ela explica que o INSS Digital é um projeto que foi implantado em 70 agências no país e em seis dos 12 municípios da região de abrangência de Pelotas, diminuindo o fluxo de pessoas nas agências. “A partir da segunda quinzena de março, a agência de Bagé já contará com esta facilitação”, enfatiza.
Conforme a gerente, o projeto funciona através de processo eletrônico de agendamento. O segurado poderá solicitar o benefício pela Internet ou por meio de entidade representativa que tenha celebrado Acordo de Cooperação Técnica com o INSS. “Será tudo interligado e facilitará o atendimento”, disse.
O INSS Digital, segundo Carmen, irá promover qualidade de vida para funcionários e diminuir problemas como falta de servidores e de agências físicas. “O sistema combina aspectos presenciais e remotos”, adianta. Através do novo modelo, os requerimentos dos segurados são trabalhados totalmente em meio eletrônico. Os documentos são digitalizados e todo o processamento dos benefícios é feito sem a geração de papéis ou processos físicos.