ANO: 26 | Nº: 6494
25/01/2018 Cidade

Daeb classifica condição das barragens como crítica

Foto: Divulgação

Sanga Rasa está com 4,30 metros abaixo do normal
Sanga Rasa está com 4,30 metros abaixo do normal

As chuvas dos últimos dias não minimizaram a situação das barragens bajeenses. Desde o início do mês, direção e equipe técnica do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) realiza diariamente avaliações sobre a situação dos níveis dos reservatórios. De acordo com o diretor da autarquia, Volmir Silveira, a situação, em Bagé, já é considerada crítica. 
Silveira salienta que a barragem da Sanga Rasa está com 4,30 metros abaixo do nível normal. A do Piraí está 1,10 metros aquém da normalidade e a Emergencial está 0,30 centímetros abaixo. O diretor informa que o cenário da região da Campanha é considerado preocupante.
O acumulado de chuvas de dezembro foi de 34,0 milímetros, enquanto a média histórica é de 99 milímetros e o acumulado de janeiro, até agora, de 37,5 milímetros enquanto a média histórica era de 107 milímetros. “Esta última chuva foi de apenas 7,5 milímetros, estamos aguardando a confirmação de precipitação para o final de semana”, destaca.


Interligação
Segundo Silveira, a autarquia está concluindo uma obra de interligação entre as barragens do Piraí e Sanga Rasa, que deve minimizar a situação da distribuição de água. Ele ressalta que o Daeb está em alerta máximo e realizando ações para combater as perdas através dos vazamentos, diminuindo a pressão da rede à noite e realizando campanhas de uso consciente da água. “A situação é grave, mas se cada um fizer sua parte, vamos conseguir passar pela estiagem sem racionamento”, evidencia.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...