ANO: 25 | Nº: 6377
25/01/2018 Cidade

Empresa realiza coleta de lixo eletrônico no Ecoponto

Foto: Tiago Rolim de Moura

Natusomos, de Horizontina, é responsável pelo recolhimento e descarte do material
Natusomos, de Horizontina, é responsável pelo recolhimento e descarte do material

Hoje é dia de tirar de casa aquele equipamento eletrônico que não funciona mais e que está há meses acumulando poeira por não haver descarte de aparatos deste tipo na cidade. Das 8h às 17h, a empresa Natusomos, em convênio com a Prefeitura de Bagé, realiza a coleta de lixo eletrônico para posterior encaminhamento à usina de reciclagem, em São Paulo.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa, Aroldo Quintana, relata que como a cidade não possui um serviço especializado em coleta de lixo eletrônico, selou parceria com a empresa Natusomos, de Horizontina, que faz a coleta de forma gratuita. No ano passado, o trabalho foi realizado algumas vezes, mas sem periodicidade definida. “Fazemos desta forma porque infelizmente Bagé ainda não conta com um serviço especializado neste segmento e não podemos fazer a coleta e descarte deste tipo de item no aterro sanitário”, explica o titular da pasta.
De acordo com Quintana, foram recolhidas mais de 20 toneladas de descarte nas últimas campanhas. “É importante conscientizar a população do descarte adequado de equipamentos como televisores, monitores, máquinas de lavar louça e roupa, por exemplo. Quando colocadas em local inapropriado, podem contaminar o solo, colocando em risco o meio ambiente e também a saúde de todos”, destaca.
Qualquer item eletrônico pode ser descartado, como televisores, micro-ondas, computadores. Os aparelhos celulares também podem ser descartados, contanto que a bateria seja removida primeiro. A coleta de material eletrônico será realizada hoje, das 8h às 17h, no Ecoponto, na rua Vinte de Setembro, 889. Quintana observa, ainda, que em casos de grande volume de descarte, a secretaria pode ser acionada para realizar o transporte do material através do telefone 3240-5161.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...