MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Hulha Negra decreta situação de emergência em função da estiagem

Publicada em 26/01/2018
Hulha Negra decreta situação de emergência em função da estiagem | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Machado acompanha todo processo burocrático

O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, do PP, decretou, ontem, situação de emergência em toda a área rural e urbana, afetadas pela estiagem desde o final do ano passado. De acordo com levantamento elaborado pelo escritório municipal da Emater-RS/Ascar, o município apresenta perdas na cultura da soja, leite, sorgo e milho. O prejuízo total de perdas agropecuárias, segundo o laudo, ultrapassa a casa de R$ 8 milhões. Apenas na pecuária, o montante totaliza R$ 644.423,25.
Dentre os impactos citados pelo chefe do Executivo está a perda significativa na agricultura e agropecuária, o comprometimento dos níveis de açudes, reservatórios e de bebedouros que abastecem as áreas rurais e urbanas, e grandes dificuldades da população no abastecimento de água para consumo humano e animal. A falta de chuva preocupa, pois o montante dos últimos três meses totalizou apenas 133 milímetros, muito abaixo dos 343 milímetros contabilizados na mesma época nos últimos 25 anos.


Homologação
O decreto de emergência foi assinado ontem, concluído o envio de informações para Defesa Civil Nacional para homologação e publicação no Diário Oficial. O pedido aguarda apenas a homologação. A força-tarefa contou com a presença do Major Rinaldo da Silva Castro e do Sargento Adão Roberto Rodrigues de Rodrigues, responsáveis pela Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (Crepdec 6), com sede em Uruguaiana.


Impacto social

De acordo com levantamento da Emater-RS/Ascar, os açudes estão com suas capacidades reduzidas, não tendo condições de atender o consumo humano e nem o animal, sendo também inviável a irrigação de lavoura. Os prejuízos econômicos e sociais já atingem mais de 1,2 mil propriedades rurais, sendo que destas mais de 800 são pequenas propriedades em assentamentos com áreas em torno de 20 hectares, onde a principal atividade é a pecuária leiteira. “Este quadro se agrava a cada dia mais, visto que nos meses anteriores tivemos chuva abaixo do normal para a época”, relatou o prefeito Renato Machado.


Abastecimento

A prefeitura busca manter o cronograma de entrega de água potável no interior. A ação contempla cerca de 250 pontos de entrega, durante os sete dias da semana. “É um trabalho que realizamos o ano inteiro, mas estamos intensificando agora devido à situação”, explica Machado, acrescentando que “a partir do decreto poderemos angariar recursos em outras esferas para combater a estiagem”.
Na sede do município, mais de 1,1 mil famílias são abastecidas com água potável dos quatro poços artesianos. Atualmente, de acordo com a prefeitura, é preciso fazer o remanejamento de água por causa da pouca vazão dos poços artesianos. Nessas ações são utilizados dois caminhões e um trator pipa. Apesar dos esforços do Executivo, o racionamento de água obedece a um cronograma de 12 horas.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br