MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Novo estágio de planejamento

Publicada em 26/01/2018

A gestão pública precisa ser pautada pela transparência. Tornar públicas as informações relacionadas a investimentos que envolvam recursos do orçamento da União, por exemplo, é uma prerrogativa amparada por lei. Os avanços conquistados nas três últimas décadas, entretanto, ainda alimentam um desafio. E uma nova tentativa de estabelecer a perspectiva de um planejamento de longo prazo, uma das demandas latentes, pode garantir novos avanços. A intenção é boa.
O chamado Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social do sistema orçamentário brasileiro, previsto em uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), aguarda votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado. A intenção é obrigar os governos a apresentar objetivos estratégicos para 20 anos de gestão, reforçando o papel do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual. O que o instrumento propõe é uma reflexão sobre objetivos.
O plano proposto pelo então senador Donizeti Nogueira pressupõe deliberações sobre o futuro em três áreas estratégicas (econômica, social e ambiental). A proposição sugere que o planejamento seja entregue no terceiro ano do mandato presidencial. O fato de o Congresso Nacional avaliar uma PEC nesSe sentido comprova, inclusive, reforça a tese de que a Constituição ainda carece de mecanismos que embasem, especificamente, o planejamento de longo prazo, tão necessário para o desenvolvimento sustentável do País.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br