MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Serviço de Tuberculose realizou mais de 1,3 mil exames em 2017

Publicada em 26/01/2018
Serviço de Tuberculose realizou mais de 1,3 mil exames em 2017 | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Rosana enfatiza importância do diagnóstico precoce

Após cinco anos sem conseguir bater a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, de abranger 1% da população, o serviço de Tuberculose Doutor Paulo Barcellos conseguiu, em 2017, realizar1331 exames em Bagé. O posto específico para o tratamento da doença fica localizado na rua Carlos Barbosa, nº 1358, e foi inaugurado e julho de 1999.
Conforme a médica pneumologista e coordenadora do serviço, Rosana Gimenez Cerioli, a média de diagnósticos anual é de cerca de 30 casos. No ano passado, o número cresceu para 44. Rosana salienta que o posto estava com pouco recurso humano e que era difícil o deslocamento da equipe. Segundo ela, as unidades básicas de saúde deveriam auxiliar mais no diagnóstico e as pessoas que apresentam tosse por três semanas consecutivas deveriam realizar o exame de escarro ou baciloscopico para obter o diagnóstico. “Os postos devem solicitar os exames de escarras. Mas isso nem sempre acontece”, diz.
A médica salienta que, em 2017, houve um surto de tuberculose no Presídio Regional de Bagé (PRB) e foram realizados mutirões para atendimento. “Contamos com o apoio dos agentes para conseguir realizar os atendimentos”, relata.
Ainda de acordo com a médica, a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. O principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva. A pessoa que apresentar sinais e sintomas como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço ou fadiga também deve ser investigada. “As pessoas que vivem com o HIV e têm comprometimento imunológico são as mais suscetíveis”, informa. A utilização do crack também trouxe um aumento nos casos da doença.


Transmissão
A tuberculose é uma doença de transmissão aérea, ocorrendo a partir da inalação de aerossóis. Ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos.
A estimativa é que, durante um ano, numa comunidade, um indivíduo que tenha baciloscopia positiva pode infectar, em média, de 10 a 15 pessoas. Bacilos que se depositam em roupas, lençóis, copos e outros objetos dificilmente se dispersam em aerossóis e, por isso, não desempenham papel importante na transmissão da doença. Embora o risco de adoecimento seja maior nos primeiros dois anos, uma vez infectada, a pessoa pode adoecer em qualquer momento de sua vida.
A transmissão da tuberculose é plena enquanto o indivíduo estiver eliminando bacilos. Com o início do esquema terapêutico adequado, a transmissão tende a diminuir gradativamente e, em geral, após 15 dias de tratamento chega a níveis insignificantes. No entanto, o ideal é que as medidas de controle de infecção sejam implantadas até que haja a negativação da baciloscopia. Crianças com tuberculose pulmonar geralmente são negativas à baciloscopia.


Busca ativa
A tuberculose tem cura. O tratamento, que dura no mínimo seis meses, é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a médica, o Serviço de Tuberculose costuma realizar busca ativa nos pacientes que realizara o teste e estão e tratamento. A pneumologista destaca que o paciente deve obedecer as indicações médicas para que não haja reincidência dos casos.


Casos

No Brasil, a doença é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose. Anualmente, são notificados cerca de 10 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito.


Dia de combate
Além da médica, o serviço de tuberculose conta com uma bioquímica, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, atendente, serviços gerais e auxiliar de laboratório.. No dia 20 de março, alusivo ao combate da doença, equipe irá intensificar uma campanha para incentivar o diagnostico precoce.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br