ANO: 25 | Nº: 6458
27/01/2018 Cidade

Fases A e B da usina de Candiota não voltarão a funcionar

Foto: Arquivo JM

Unidades foram desativadas no ano passado
Unidades foram desativadas no ano passado

A assessoria de imprensa da Eletrobras, controladora da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), confirmou, ao Jornal MINUANO, que não há perspectiva de retorno à operação das Fases A e B do complexo termelétrico de Candiota.
A Fase B foi desativada em fevereiro de 2017, em atendimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado com o Ibama. A unidade apresentava baixa eficiência operacional, alto custo e não satisfazia aos padrões de emissões exigidos pelo órgão ambiental. Já as atividades da Fase A foram interrompidas apenas em dezembro do ano passado. Com isso, a Fase C do complexo de Candiota é a única térmica a carvão em operação no Estado, com capacidade para até 350 megawatts (MW).
A articulação pela modernização das usinas é antiga. No ano passado, o Congresso Nacional chegou a aprovar uma medida neste sentido. A matéria foi vetada pelo presidente da República, Michel Temer, diante, justamente, da perspectiva de aprovação do Plano Decenal de Expansão de Energia 2026 (PDE 2026). O planejamento era estratégico para a região, porque contempla projetos de modernização das termelétricas a carvão localizadas em Candiota.
Para o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan, o setor depende do programa de modernização incluído no PDE 2026. Estas, porém, pode ser uma alternativa para a proposta de privatização da empresa. “Estamos negociando o desenvolvimento para que a planta (de Candiota) possa atrair novos investidores”, comenta.
Zancan ressalta que a termelétrica Pampa Sul, da empresa Engie, também localizada em Candiota, está prevista para entrar em operação no começo de 2019. Porém, além dos 446 MW das Fases A e B, também foram retirados recentemente do sistema elétrico 72 MW de uma térmica em Charqueadas e 20 MW de uma usina de São Jerônimo.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...