ANO: 24 | Nº: 6108

Rochele Barbosa

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Jornalista formada pela Universidade da Região da Campanha. Responsável pela produção e reportagem do caderno de Saúde do Jornal MINUANO
29/01/2018 Caderno Minuano Saúde

Benefícios dos exercícios na água

Foto: Divulgação

Com o verão e o calor da estação, um mergulho na piscina ou um passeio na praia também podem adicionar uma dose de movimentos que fazem bem para a saúde. Se existe excesso de peso, se é necessário cuidar das articulações ou apenas aproveitar para tonificar os músculos.

Na água, é muito fácil fazer exercícios e quase todos são adequados para pessoas de qualquer idade ou condição, graças ao fato de esse meio oferecer pouca resistência.

De acordo com o Conselho Federal de Educação Física (Confef), os exercícios na água auxiliam a relaxar e ajuda o músculo e a articulação a trabalhar menos. Além disso são indicados para quem está se recuperando de uma lesão, para quem tem dores nas costas, para todas as idades. A atividade ajuda a acabar com as gordurinhas indesejadas, exercita a musculatura e também deixa a pessoa mais disposta para encarar a correria do dia a dia.

Nesta edição a educadora física e especialista em natação da Academia Viva Vida Rita Sousa Perez irá falar sobre os exercícios na água, que, segundo ela, são os mais completos.


Página 2 e 3 – Natação e Hidroginástica auxiliando na saúde

A educadora física, Rita destaca que as braçadas frequentes na piscina, no caso da natação, podem ajudar a capacidade circulatória e cardiorrespiratória, desenvolver os músculos, dar mais flexibilidade e resistência, melhorar o raciocínio e até recuperar movimentos, o equilíbrio e a coordenação motora. Além disso, o exercício ajuda a controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue.

De acordo com o Confef, esse exercício é considerado o principal esporte aquático. A natação tem sido procurada por pessoas de todas as idades. Praticar a modalidade desde a infância é, de certo modo, um indicador de saúde, já que fortalece o crescimento da criança e melhora o condicionamento físico. Quem pratica natação, pelo menos duas vezes por semana, também exercita os pulmões e diminui as chances de problemas respiratórios.

A modalidade ainda é considerada relaxante, ou seja, ajuda o praticante a eliminar o estresse e recuperar energias. No entanto, antes de cair na água para executar vários tipos de nado, é necessário ter um condicionamento físico apropriado e reconhecer os limites do corpo. Os benefícios só podem ser desfrutados quando a pessoa tem uma alimentação saudável e consome todos os nutrientes de que o corpo de um atleta necessita.

Rita destaca que o esporte é um seguro de vida, sendo uma das atividades físicas mais completas. “Estimulamos os alunos a praticarem esse durante todo o ano, mas como no verão é uma época propícia para ficar na água, a estimulação é maior ainda”, explica.

Na academia Viva Vida, a metodologia utilizada é a do nadador, campeão mundial, Gustavo Borges, conta a educadora Rita.

Esse trabalho é subdividido em níveis pedagógicos, iniciando no nível bebê I, para crianças a partir dos seis meses. A sequência abrange adaptação ao meio líquido, iniciação e aperfeiçoamento dos quatros estilos de nados, saídas e viradas. Ao final dos níveis destinados a crianças, existe a opção pela competição ou pelas aulas de condicionamento, sem limite de idade. Ou seja, há um nível específico para o estágio de desenvolvimento e aptidão física de cada aluno. Se tiver trauma, há um programa especial: “Aprenda a nadar sem medo”, trabalhado nas aulas de adulto adaptação, explicou.

Benefícios

Fisiológicos

*Trabalha todos os grupos musculares, condicionamento do sistema cardiovascular e cardiorrespiratório

*Aumento da flexibilidade

*Melhora do desenvolvimento neuromotor

*Aumento da capacidade cardíaca, o coração fica mais forte

*Ativação da mobilidade articular

*Melhoria da oxigenação dos pulmões

*Diminuição da taxa de colesterol

*Diminuição da pressão arterial

*Melhora da circulação sanguínea

*A pressão exercida pela água favorece o retorno venoso, melhorando a circulação sanguínea corporal

*Combate o estresse e a obesidade

*Auxilia no tratamento da bronquite e da asma

Psicológicos

*Contribuição para o desenvolvimento do ser humano integral, nos aspectos cognitivo emocional e social

*Formação da personalidade - inteligência é algo que não se pode negar. As crianças, assim como os adultos, têm seu tempo de aprender, uns mais rápido e outros não.

“Esses são alguns dos benefícios da natação, além de ser uma atividade física prazerosa em todos os meses do ano”, conclui a especialista.

Ginástica na água

A hidroginástica é um exercício aeróbico leve que pode ser adotado por todos, independente da faixa etária. O pouquíssimo impacto oferecido e a refrescância da água para os dias mais quentes são apenas os principais motivos para você se sentir tentado a se exercitar nas piscinas.

Rita destaca que o público varia de gestantes a idosos, e os benefícios envolvem sistema circulatório, força, controle de peso, articulações e até mesmo reduz a possibilidade de ocorrência de algumas doenças.

A profissional salienta que as vantagens são várias: auxilia na melhora de doenças crônicas como a artrite; ajuda na saúde mental, pois pode melhorar o humor; faz com que se envelheça com saúde; ajuda no suporte a flutuação, evitando a possibilidade de lesões sobre músculos, ossos e articulações; aumento de resistência muscular; maior flexibilidade; melhora o sistema cardiovascular; queima calorias; interação social; relaxamento e tonificação dos músculos. 

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