MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Município de Lapa é palco de exposição da raça Crioula

Publicada em 30/01/2018
Município de Lapa é palco de exposição da raça Crioula | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Evento também contará com curso para formação de criadores

O Paraná é um dos destaques no país quando se fala em Cavalo Crioulo. Criatórios do Estado vêm desenvolvendo trabalhos de seleção da raça que estão resultando em conquistas no meio crioulista. Este crescimento vai ser mostrado mais uma vez nos dias 2 e 3 de fevereiro no município de Lapa, quando ocorre a 5ª Exposição Morfológica do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Planalto Paranaense.
Conforme o presidente do Núcleo, Rodrigo Querubin, a expectativa de participações para o evento é alta. A procura por inscrições vem sendo alta mesmo faltando menos de uma semana para a realização da exposição, que ocorrerá no Parque de Exposições e Eventos do município. "Nossa estimativa é a melhor possível, esperamos no mínimo 40 animais marcados podendo chegar a 55 exemplares", salienta.
O jurado do evento será o técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Rodrigo Py, que estará pela segunda vez nesta exposição com a responsabilidade da escolha dos melhores exemplares. O especialista ministrará no dia 4 de fevereiro um curso de morfologia. "Estamos começando um projeto de inclusão de formação aos criadores. Vamos fazer este curso de morfologia. Temos vagas limitadas, mas já com muita procura", observa Querubin.
Sobre a criação na região, o presidente do Núcleo ressalta que a participação de criadores e usuários no envolvimento com o Cavalo Crioulo é crescente. "A raça Crioula na região vem crescendo. Contamos com mais de 40 associados no nosso núcleo em toda a região que também engloba municípios como Balsa Nova, Curitiba e Araucária. Este número vem se consolidando cada vez mais com a participação em provas não oficiais que promovemos com os nossos associados no sentido de fomentar a raça", destaca.
Querubin reforça que esta exposição é de um dia, sem a necessidade do uso de cocheiras para os animais. O objetivo é agilizar o processo, baratear os custos ao criador e conseguir uma melhor adesão ao evento. Informações e inscrições podem ser obtidas pelo e-mail ncccpp@hotmail.com.


Confira a programação


2 de fevereiro de 2018 (sexta-feira)
10h - Revisão Coletiva
14h - Concentração de Machos


3 de fevereiro de 2018 (sábado)
8h - Entrada dos animais da Morfologia
9h - Admissão da Morfologia
10h - Início do Julgamento Morfológico
18h - Término do Julgamento Morfológico


4 de fevereiro de 2018 (domingo)

8h - Curso de Morfologia do Cavalo Crioulo

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br