MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Incentivo necessário

Publicada em 01/02/2018

Os combustíveis fósseis são os maiores responsáveis pelo efeito estufa. Mais do que frear o desmatamento, para reverter o cenário em favor do meio ambiente é preciso estimular o desenvolvimento de uma indústria nova. As isenções representam uma alternativa. Não basta, porém, apenas desonerar.
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado avalia, na próxima semana, um projeto de lei que isenta de Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) automóveis elétricos, nacionais ou importados, vendidos a taxistas ou a pessoas com deficiência. A proposta também isenta o financiamento dos carros do Imposto sobre Operações Financeiras. A intenção é boa, mas talvez não represente um grande impacto.
Taxistas e pessoas com deficiência já têm incentivos na aquisição de veículos, conforme bem observa o autor da proposição, senador Jorge Viana, do PT do Acre. Ocorre que a indústria precisa avançar neste campo. A oferta de modelos híbridos, por exemplo, que combinam motores elétricos ao motor de combustão, ainda é pequena no mercado. E o que falta é justamente o fomento certo.
Falta infraestrutura e legislações específicas para que o setor se consolide em solo brasileiro. Não se trata apenas, portanto, de estabelecer isenções para uma categoria, e sim condições para o estabelecimento de uma nova indústria, sob pena do benefício ficar restrito às grandes cidades. A discussão sobre a indução trata-se, principalmente, de estimular soluções nacionais para uma demanda crescente e irreversível.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br