ANO: 24 | Nº: 6108
01/02/2018 Segurança

Prefeitura de Bagé doa cavalos recolhidos em vias públicas

Foto: Robson Lacerda / Especial JM

Animais foram entregues para cinco novos criadores
Animais foram entregues para cinco novos criadores

A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana concluiu, esta semana, a doção de cavalos recolhidos nas ruas da cidade. Foram entregues cinco animais, sem raça definida, para novos donos que passaram por entrevista e preencheram aos requisitos específicos.
Foram retirados das ruas, 28 cavalos até o momento, segundo Luís Diego Soares, que responde pela secretaria interinamente. “O animal, para ser retirado, tem que estar solto ou atado em via pública. Para evitar o recolhimento é necessário estar preso em local apropriado como campo, sítio, pátio e não tenha a possibilidade de sair para a rua”, disse. Outra situação que também não é permitida é a condução destes bichos por crianças.
A veterinária Maira Vitória Saldanha foi uma das que se credenciou a adotar. “Vou deixar esta égua descansando em uma cocheira, em Bagé, por cerca de um mês. Depois levarei para Porto Alegre, onde uma profissional irá realizar doma para retirar traumas que possam ter sofrido”, afirma. Maira ressalta também a importância da ação. “É uma questão de saúde pública, não só de acidentes ou danos materiais. Animais soltos podem causar acidentes que prejudiquem a si mesmo e a seres humanos. Outro importante ponto é que muitos sofrem por desnutrição e maus-tratos”, avalia.
A coordenadora do Bem Estar Animal, Luana Machado da Silva, também falou sobre o ato de doação. “Era um acontecimento há muito tempo esperado por nós. Importante resgatarmos das ruas e entregar para pessoas que entendem que os cavalos requerem muitos cuidados”, garantiu.
Para denunciar animais em via pública, a comunidade deve ligar para 3241-5656. São recolhidos os de grande porte que estejam fora de um terreno fechado e apresentem riscos de acidentes. Se o dono desejar recuperar o cavalo, deve passar por uma entrevista para verificar se tem condições de permanecer com o animal. Em caso positivo, há uma multa a ser paga.
Já para quem quiser adotar um animal, os telefones para contato são 3241-0022 ou 98114-0998. O interessado também pode ir até a Coordenadoria do Bem Estar Animal, nas terças e quintas, das 14h às 16h, na rua 20 de setembro, 852.

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...