Foto: Paula Silva / Especial JM
Com base em um projeto de lei apresentado pelo líder do PDT no Legislativo, vereador Augusto Lara, Bagé pode instituir o Programa Escola Amiga do Meio Ambiente. A legislação cria premiações para alunos e escolas da rede municipal de ensino que apresentarem os melhores projetos de melhorias ambientais a serem implementadas no município. O texto será avaliado pelas comissões técnicas da Câmara, em março, antes de seguir para votação em plenário.
O parlamentar explica que a intenção é destacar os trabalhos desenvolvidos nas escolas, “através de programas que constroem o senso de responsabilidade, valores mais humanizados e permeiam todo o processo educativo, formando, desde cedo, cidadãos capazes de assumir novas atitudes na busca de soluções para os problemas socioambientais”.
Se a lei for aprovada, o programa será promovido durante o período letivo, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional. De acordo com a proposição de autoria do vereador, os autores dos três melhores projetos, selecionados por uma comissão julgadora específica, serão premiados pela administração municipal, conforme disposto em regulamento.