MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Racionamento entra em vigor a partir de segunda-feira

Publicada em 02/02/2018
Racionamento entra em vigor a partir de segunda-feira | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Sanga Rasa, principal fonte de abastecimento da cidade, está 4,7m abaixo do nível normal

Seis anos após o último decreto, os bajeenses já haviam até esquecido a rotina do racionamento de água. Isso deve mudar a partir da próxima semana, quando terá início o abastecimento em rodízio nos bairros da cidade. O diretor geral do Departamento de Água, Arroios e Esgoto (Daeb), Volmir Silveira, afirma que a medida é uma precaução à estiagem que assola a região.
A manobra de abastecimento deste ano será semelhante à última decretada, em 2012, com a cidade dividida em dois setores, cada um deles recebendo água 12 horas por dia. O setor 1 (zona Oeste) será abastecido das 3h às 15h e o setor 2 (zona Leste), das 15h às 03h.
“Após uma avaliação da área de reserva natural, constatamos que o momento, que já era crítico, foi agravado pela falta de chuva. Como ainda há previsão de estiagem mais forte em fevereiro, optamos pelo racionamento como medida preventiva”, explica Silveira.
No momento, a barragem da Sanga Rasa, principal fonte de abastecimento da cidade, está 4,7 metros (m) abaixo do nível normal. A barragem do Piraí, outro reservatório da cidade, está 1,5 m aquém da normalidade. Dados reforçam a gravidade da estiagem: segundo dados da Estação de Tratamento de Água (ETA), no mês de janeiro as precipitações somaram apenas 50,5 milímetros (mm), 46% da média histórica.
Além do racionamento, o departamento também investe em outras medidas para amenizar a situação. Uma dessas alternativas é a obra de transposição da barragem do Piraí para a barragem da Sanga Rasa, iniciada há cerca de um mês. A colocação da adutora de 350 mm deve ser finalizada em duas semanas. “O Piraí tem um bacia de contribuição maior, qualquer chuva é captada e aumenta o nível da barragem. Já a Sanga Rasa tem uma bacia de contenção que só possibilita acumular água da chuva quando é um volume muito expressivo. Com a transposição, vamos conseguir aumentar a contribuição do Piraí no abastecimento da cidade”, destaca.
A autarquia estará de prontidão para atender a população, esclarecendo dúvidas sobre a escala de rodízio de abastecimento através da Central de Serviços, pelos telefones 115 e 0800 5102219.


Escala de rodízio de abastecimento

Setor 1: zona Oeste
Horário com abastecimento: 03h às 15h
Bairros
Centro, Madezatti, São Martins, Vila Brum, Arvorezinha, Vila Damé, Camilo Gomes, Parque Silveira Martins, Hidráulica, Popular, Narciso Suñe, Tarumã, Tupã, Stand, Vila Militar, Vila Brasil, Alcides Almeida, Mingote Paiva, Santa Cecília, Menino Deus, Floresta, Santa Carmem, Ibajé, Vila Gaúcha, Mascarenhas e arredores.


Setor 2: zona Leste
Horário com abastecimento: 15h às 03h
Bairros
Getúlio Vargas, Loteamento São Pedro, Jardim do Castelo, São Bernardo, Santa Tecla, Loteamento Severo, Malafaia, Daer, Ivo Ferronato, Castro Alves, Dois Irmãos, Estrela Dalva, Ivone, Dolores, Vila Goulart, Passo das Pedras, Tiarajú, Arco, São Judas, Vila Ipiranga, Santa Tereza, Pedra Branca, Bairro Bonito, Vila dos Anjos, Santa Flora, Habitar Brasil, Morgado Rosa, Dona França, Loteamento Prado Velho, Adão Pedra e arredores.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br