MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Uma questão de prioridades

Publicada em 06/02/2018

A questão tributária ganha força em meio à recente discussão sobre o tamanho do Estado. O excesso é encarado por algumas correntes como um entrave ao desenvolvimento, interferindo, inclusive, no dinamismo de setores estratégicos para a economia. Mas o problema é bem maior. Ele está na incapacidade de aplicar os recursos arrecadados. Não é à toa que as taxas motivam revisões. A mais recente diz respeito à Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), determinando que 5% da arrecadação seja revertida para projetos de infraestrutura urbana de transportes coletivos ou não motorizados. O fato de chegar ao Congresso Nacional é emblemático.
O debate parlamentar não garante, necessariamente, a construção de uma solução favorável aos municípios, por exemplo. Basta atentar para o que ocorreu com a alteração na Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM). Candiota, por exemplo, registrou queda na arrecadação com as novas regras. A revisão da Cide pode, na prática, obrigar a União a investir na área da infraestrutura. A medida simplesmente cria uma espécie de fundo para custear o que deveria ser uma obrigação constitucional.
A lógica muda com a nova reserva, tornando mais transparente o processo de financiamento de projetos. Isso pelo menos na teoria. Por outro lado, em um contexto pautado pelo estabelecimento de 'tetos' para balizar a aplicação de recursos públicos, se a lei for aprovada, ela pode até representar a redução dos investimentos. A proposta relacionada à Cide alimenta, antes de tudo, uma importante reflexão, alertando para o fato de que não existem critérios muito claros para as aplicações. Não resta dúvida de que o verbo tem muito mais espaço na pauta do que o verbo investir.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br