ANO: 25 | Nº: 6360
07/02/2018 Cidade

Candiota vai receber 10 micro açudes através de programa do governo estadual

Foto: Arquivo JM

Município sofre perdas com estiagem
Município sofre perdas com estiagem

O município de Candiota, que registra perdas na agropecuária, em função da estiagem, deve receber 10 micro açudes através do Programa de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural, desenvolvido pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Os projetos foram elaborados pela Emater, conveniada da pasta. A construção das estruturas ficará a cargo de empresas especializadas que venceram a licitação para realização do serviço.
Conforme o extensionista rural da Emater de Candiota, Humberto Oliveira Alves, o cronograma de trabalho ainda não foi oficialmente anunciado pelo governo do Estado, mas a estimativa é de que o município receba os micro açudes até outubro.
Alves afirma que os micro açudes serão dispostos entre propriedades de pequenos produtores rurais que estejam na linha de acesso do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Segundo informações da assessoria de imprensa do governo estadual, a escolha dos agricultores beneficiados foi feita a partir de reuniões dos conselhos municipais de agricultura.
Os micro açudes poderão armazenar de 4 a 5 mil metros cúbicos de água, para irrigação de plantações, criação de peixes, dessedentação animal e outros usos. Neste processo, o corpo técnico da SDR é responsável pela análise documental, por vistorias nas propriedades e a fiscalização das obras.
Candiota integra a lista de 99 cidades contempladas com micro açudes. O valor destinado ao programa, que visa melhorar a infraestrutura das pequenas propriedades, incentivando a agricultura familiar, é de R$ 5.507.168. O recurso é proveniente do Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...