MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Moradores do bairro Floresta estão há três dias sem água

Publicada em 08/02/2018
Moradores do bairro Floresta estão há três dias sem água | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Mesmo próximo do reservatório, parte mais alta do bairro permanece desabastecida

Enquanto nos últimos três dias, os bajeenses têm racionado o uso da água e juntado litros adicionais para uso cotidiano, algumas famílias que vivem na zona Oeste da cidade (com abastecimento das 3h às 15h), ainda aguardam abastecimento. No bairro Floresta, as casas que estão localizadas na parte mais alta estão integralmente sem abastecimento, já que desde segunda estão sem água nas torneiras.
É o caso do comerciante Márcio Adriano Varella Amaral. Morador do bairro há 28 anos, ele conta que esta é a primeira vez em que fica três dias consecutivos sem água, mesmo tendo enfrentado grandes secas, como a de 1989. “Antes vinha pelo menos uma hora de água por dia. Mas agora, desde que iniciou o racionamento, estamos totalmente sem água”, conta.
Além do uso pessoal, com higiene e alimentação, o recurso também é utilizado por Amaral para manter sua mercearia em ordem para receber os clientes. Como os vizinhos também estão passando pela mesma situação, nos últimos três dias recorreu à compra de água no bairro Stand, para utilizar em necessidades básicas. “Pelo menos água para beber e cozinhar nós conseguimos comprar. Mas para tomar banho e limpar é mais complicado porque é uma quantidade maior”, conta.
Na residência, vive com a esposa e o filho, com caixa d’água de 500 litros. “Às vezes falta água no verão, mesmo em épocas em que não estamos em racionamento. Mas nunca fica tanto tempo assim e geralmente consigo encher a caixa e manter estoque para as necessidades. Agora nem isso conseguimos”, relata.
O comerciante acredita que o desabastecimento se deve à falta de pressão na rede, que mantém apenas as partes mais baixas do bairro com água durante o horário do esquema de racionamento. “Já ligamos para o Daeb (Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé, responsável pelo abastecimento) e só informam que estão enviando caminhão-pipa para abastecer o reservatório do bairro. Mas não adianta. Moro há 100 metros do reservatório e a água não chega para mim”, explica.


Questão geográfica
Na casa vizinha, mora a família de Gláucia. Desde domingo, último dia em que teve água na torneira, ela tem passado com apenas uma garrafa pet para higiene pessoal. A caixa d’água de 500 litros, que atende o banheiro da casa, está vazia. “Eles abasteceram com três caminhões-pipa a caixa d’água do bairro. Mas não adianta, porque o registro fica aberto e a água vai toda para as casas que estão lá na parte mais baixa”, conta.
Em anos anteriores, Gláucia recorda que a autarquia abasteceu diretamente as caixas d’água dos moradores, em uma situação semelhante, em que a falta de pressão impedia a chegada da água nas casas localizadas na área mais alta do bairro. “No verão é comum faltar água, mas nunca assim. Agora estamos passando trabalho, dividindo uma garrafa d’água para uso de todo mundo da casa”, lamenta.


Buscando soluções

O diretor do Daeb, Volmir Silveira, afirma que a situação do bairro Floresta já é de conhecimento da autarquia. Desde o início do racionamento, uma equipe técnica analisa a falta de abastecimento. “Acreditamos que houve alguma coisa pontual. Estamos averiguando. Enquanto isso, abastecemos o reservatório do bairro. Se não conseguirmos encontrar a raiz do problema ainda hoje (ontem), vamos abastecer diretamente as casas com caminhão-pipa”, afirma.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br