ANO: 25 | Nº: 6280
08/02/2018 Fogo cruzado

Voos comerciais devem ser retomados com apoio do Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional

Foto: Cristiano Guerra\Especial JM

Novas rotas foram debatidas durante reunião no Palácio Piratini
Novas rotas foram debatidas durante reunião no Palácio Piratini


Durante reunião realizada, ontem, no Palácio Piratini, o diretor de Relações Institucionais da Gol Linhas Aéreas, Alberto Fajerman, solicitou a adesão da empresa ao Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS). O representante da companhia também confirmou, para março, o início da operação de cinco novas rotas ligando Porto Alegre a Rivera, Bagé, Passo Fundo e Rio Grande, em parceria com a Two Flex. "Por duas vezes fui prefeito de Rio Grande e sei da dificuldade que a falta de oferta de transporte aéreo traz aos municípios. O incremento da aviação regional significa uma oportunidade de crescimento econômico para essas regiões", afirma o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Branco.

A Two Flex recebeu, em novembro de 2017, a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para fazer o transporte aéreo regular de passageiros no âmbito da aviação regional. A empresa, que já havia confirmado as operações em Bagé, para março, é proprietária de 18 aeronaves Cessna Gran Caravan, com capacidade para até 12 passageiros ou 1,9 tonelada de carga. No Rio Grande do Sul, a Two Flex representada na reunião pelo presidente, Ruy Aquino, irá atuar como feeder (alimentadora) da Gol Linhas Aéreas, através de um contrato de operação complementar, a exemplo do que ocorre em outros países.
“Há mais de seis meses esse assunto vem sendo tratado em reuniões com a Secretaria Nacional da Aviação, Secretaria Estadual dos Transportes, Frente Parlamentar da Aviação e nos demais órgãos do governo do Estado”, afirmou o deputado estadual Frederico Antunes, ao acrescentar que “no final do ano passado tivemos excelentes avanços e, hoje, foi mais um passo através da solicitação da Gol, em aderir ao Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional. Nossa expectativa é de que em março, cinco novos municípios do interior do RS já possam contar com novos voos regionais ligando essas cidades à capital gaúcha”.
O secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen, destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo titular da Secretaria Nacional de Aviação Civil, engenheiro Dario Lopes, que tem dado atenção especial a todos os encaminhamentos enviados pelo governo do Rio Grande do Sul. “Essas novas rotas vêm ao encontro do objetivo do PDAR, promovendo o desenvolvimento econômico, social e turístico, em todas regiões. Trabalhamos nessa integração regional desde o início do governo Sartori junto com a Frente Parlamentar da Aviação, da Assembleia Legislativa (presidida por Antunes). Somos pioneiros nesse programa, continuaremos lutando e trabalhando em prol do crescimento do Estado”.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...