MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Assessor de investimentos explica febre dos "bitcoins"

Publicada em 14/02/2018
Assessor de investimentos explica febre dos
Borges aponta consequências da volatilidade da moeda

Cada vez mais comentado, o bitcoin se converteu em esperança de ganhos financeiros relevantes para alguns e incertezas sobre o potencial do rei das criptomoedas. Enquanto algumas pessoas anunciam que ganharam vultosas somas por um lado, especialistas em investimento recomendam cautela na operação da moeda virtual.

Assessor de investimento vinculado à Guide Investimentos, Josias Borges explica que o bitcoin, criado em 2009, é a principal criptomoeda atual, que traz algumas peculiaridades que fazem parte de seu enigma: é uma moeda sem uma nação vinculada, ou seja, é global; não possui regulação ou lastro, é movimentada pela força de mercado, pela oferta e demanda.

“Há alguns anos, o lastro do dinheiro era o ouro. Só havia o valor referente ao número de ouro existente nos bancos centrais de cada nação. Hoje, os lastros são as ações. Mas o bitcoin, por não ter um lastro físico, não ter uma cédula de representação do patrimônio físico, há muita oscilação, a criptomoeda está exposta às variáveis de mercado”, explica Borges.

Por não ter “rastros” ou sem oferecer a possibilidade de regulação estatal, a moeda vem sofrendo com a política linha dura de alguns países. A Rússia e Venezuela, por exemplo, já estão em processo de criação da própria criptomoeda. O Facebook, influenciado pelas necessidades de mercado, proibiu publicidade dos bitcoins. “Enquanto os países não aceitarem como algo legítimo, não haverá uma valorização e legitimação da moeda”, afirma.

E é justamente essa oposição que torna o cenário da moeda virtual tão suscetível. Alguns economistas apontam o interesse crescente pela moeda como uma nova “bolha econômica”, que pode resultar em um grande choque financeiro. Enquanto isso, outras pessoas apostam na volatilidade e movimentação, apostando grandes somas no futuro da moeda, que pode ser comprada, principalmente, através das corretoras especializadas, ou exchange.

Recentes quedas fizeram o valor oscilar de US$ 60 mil para US$ 8.6 mil. Mesmo essa oscilação é parte do encanto e da popularidade crescente da moeda, já que muitas pessoas que entraram no mercado quando ele estava na máxima por euforia e sofreram grandes perdas. Como consequência, a maioria viu apenas dois caminhos: vender as moedas na baixa ou aguardar que os valores voltem a subir.

Entre os principais conselhos dos especialistas, estão: evitar comprar em períodos de altas históricas e investir no que não conhece; também é uma otimização de recursos e tempo aprender a identificar padrões de suba e queda para evitar amargar prejuízos.

Contudo, o assessor de investimentos acredita que a palavra de ordem, neste caso, é cautela. “O bitcoin pode ser uma fonte de crescimento financeiro, mas o que o mercado recomenda é diversificação, não apostar tudo somente em uma opção de investimento”, diz.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br