ANO: 25 | Nº: 6356
14/02/2018 Cidade

Bagé registra 23,6 milímetros de chuva no domingo, segundo Inmet

Foto: Antônio Rocha

Barragem Sanga Rasa segue com nível da água abaixo do normal
Barragem Sanga Rasa segue com nível da água abaixo do normal

A tão aguardada chegada da chuva em Bagé, que convive com o racionamento de água desde a semana passada, devido à estiagem, se confirmou no domingo, dia 11 de fevereiro. A precipitação teve início pela manhã e ganhou intensidade na parte da tarde.

Segundo dados da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) da Rainha da Fronteira, foram registrados 23,6 milímetros, no período entre as 6h da manhã e às 20h.

Apesar de importante para auxiliar no processo de elevar o armazenamento hídrico junto as três barragens de Bagé (Sanga Rasa, Piraí e Emergencial), a precipitação constatada pode ser tratada como insuficiente para o momento. Isso porque, além de ser de pouca quantidade, a chuva foi a primeira registrada no município em fevereiro, também de acordo com o Inmet. Ou seja, mantendo os índices abaixo da média histórica para o mês: algo na faixa dos 113 milímetros.

Na atualidade, segundo o último levantamento disponibilizado pelo Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) em seu site, a barragem Sanga Rasa, principal do município, está 5,5 metros abaixo do nível normal. A Piraí tem defasagem de 1,65 metro, enquanto a Emergencial está 0,75 aquém do ideal.

Clima
Junto à chuva, Bagé também registrou uma queda brusca nas temperaturas. Enquanto ao longo da semana passada, a máxima ultrapassava a casa dos 30ºC, chegando até 37ºC, na sexta-feira, dia 9, no domingo este índice assinalou 22,5ºC. E a mínima, por sua vez, foi de 14,8ºC.
Para o restante da semana, de acordo com a previsão do Inmet, o clima será de temperaturas moderadas, com mínimas e máximas oscilando entre 14ºC e 29ºC. Não há, no momento, projeção de novas precipitações.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...