MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

CRE recebe verba para formação continuada de professores de séries iniciais

Publicada em 14/02/2018

Na última semana, a 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) recebeu verba de R$ 186 mil destinada ao desenvolvimento de ações do Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em conjunto com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa). 
O titular da 13ª CRE, José Carlos Nobre, explica que o projeto busca a formação de professores para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do Ensino Fundamental”. Para o alcance desse objetivo, as ações compreendem um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Essas ações foram complementadas por outros três eixos de atuação: Materiais Didáticos e Pedagógicos, Avaliações, Controle Social e Mobilização.
Os trabalhos iniciaram em 2013, com a definição de conteúdos que contribuem para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização, para os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças. Planejamento e avaliação das situações didáticas, o conhecimento e o uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização.
Além das ações de formação continuada, o projeto também prevê a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), com o objetivo de aferir os níveis de alfabetização de todos os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental.
Nobre destaca que a principal inovação no programa, em 2017, refere-se a "um direcionamento maior na intencionalidade pedagógica das formações e da atuação dos formadores, articulada a um modelo de fortalecimento da capacidade institucional local, reforçando a importância de ter, na estrutura de formação e gestão, atores locais altamente comprometidos com os processos formativos e de monitoramento, avaliação e intervenção pedagógica".
As aulas de formação iniciam em março e devem atender cerca de 100 professores da rede pública de educação. "Cada professor participante do programa como pesquisador recebe uma bolsa. A cada ano, a carga horária vem sendo aumentada, com focos em áreas diferentes do conhecimento", destaca Nobre.

Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br