MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Prefeitura faz vistoria na Ponte Seca e projeta revitalização

Publicada em 15/02/2018
Prefeitura faz vistoria na Ponte Seca e projeta revitalização | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Uma equipe formada por engenheiros da Secretaria Municipal de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan) de Bagé desenvolveu, ontem, uma vistoria junto à Ponte Seca, situada na avenida Presidente Vargas. A ação teve por objetivo iniciar os trabalhos para uma possível revitalização da estrutura. 

Na atividade, foi confirmado que algumas madeiras que cobrem a estrutura que serviu de trilho estão em condições precárias. Entretanto, numa análise preliminar, a base de metal foi apontada como praticamente intacta.

Conforme a arquiteta e engenheira civil da Geplan, Nicole Bergamo, a equipe deve, ainda nesta semana, encaminhar um pedido de intervenção para a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra), para efetuar a retirada das madeiras desgastadas, que correm risco iminente de cair a qualquer momento.

Nicole alerta que a ação só será feita após ser confirmado que os dormentes da ponte não são tombados, pois, caso isto aconteça, o pedido deverá passar pelo aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (Iphae).

A engenheira conta, também, que, no relatório, será solicitado para que a Seinfra reforce o fechamento do local. A pasta já tinha feito a limpeza e colocado telas nas extremidades da ponte, mas algumas pessoas, segundo exposto à reportagem, depredaram a estrutura para realizar a travessia, considerada extremamente perigosa. “As pessoas têm que entender que a ponte não foi feita para funcionar como passarela”, declara.

 

Projeto

A Geplan está remodelando e ampliando um projeto realizado pela arquiteta Joelma Silveira. O meta inicial foi apresentada ao Ministério da Cultura em 2011 e prevê a conservação e restauração da ponte seca e dos dois largos onde se encontra, um deles com acesso pela rua Marechal Deodoro e outro pela rua José Otávio.

No espaço, devem ser agregadas espécies nativas, a promoção da acessibilidade e funcionalidade, além do embelezamento do entorno para valorizar a história da cidade.

De acordo com Nicole, já está sendo realizada uma avaliação sobre como inserir novos elementos no projeto inicial. Serão dois acessos, pelas ruas José Otávio e Marechal Deodoro, em frente ao Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), até a Ponte Seca.

A ideia é manter a ponte como está, sendo inserida, ali, uma passarela em vidro. Os barrotes serão recuperados. De um lado, será construída uma área infantil, com brinquedos, trenzinho para crianças e uma série de equipamentos.

 

Histórico da Estação Ferroviária de Bagé

A primeira Estação Ferroviária de Bagé foi inaugurada em 12 de dezembro de 1884 e consistia num terminal da linha que se iniciava em Rio Grande. Segundo registros históricos, o prédio foi destruído por um incêndio em 1926. De acordo com o relatório da Viação Férrea do Rio Grande do Sul, no ano de 1929, a antiga estação foi demolida para a construção da nova, que, hoje, abriga o Centro Administrativo.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br