MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Horário de verão termina amanhã

Publicada em 16/02/2018
Horário de verão termina amanhã | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Relógios devem ser atrasados em uma hora

O horário de verão acaba amanhã. Brasileiros das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão atrasar seus relógios em uma hora, a partir da virada de sábado para domingo, quando encerra o período que entrou em vigor no dia 15 de outubro de 2017.  

Conforme informações publicadas no site oficial do Governo Federal, o objetivo do horário é aproveitar o maior período de luz solar possível para economizar energia. Na manhã de ontem, a reportagem do Jornal MINUANO foi às ruas de Bagé para perguntar aos cidadãos sobre como a medida influencia suas vidas.

Para as amigas Maria Auxiliadora Barcelos, 66 anos, e Neidimara Gonçalves, 42 anos, a dificuldade de se adaptar ao horário de verão é bem maior que a volta para o original. As donas de casa contam que o mais complicado é se acostumar com a hora do almoço e acordar, mas acreditam que a troca é melhor para aqueles que trabalham e podem voltar para suas casas antes de anoitecer.

Já para a comerciante Rafaela Ramires, 26 anos, a mudança é de difícil adaptação, mas é boa para aproveitar o dia após o trabalho, tendo mais tempo para passar com sua família e amigos.

O vendedor autônomo Glênio Lopes, 56 anos, conta que se adapta melhor à volta do horário original. Ele acredita que o horário de verão não tem influências positivas para seu trabalho, fora que lhe deixa mais cansado para atuar em sua profissão.

 

Economia

Segundo o balanço do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em 2013, o Brasil, com essa providência, economizou R$ 405 milhões, porém, esse número vem decaindo, sendo que, em 2016, o valor da economia se manteve R$ 147,5 milhões.

No final do ano passado, o governo federal sinalizou para a possibilidade de abolir o horário de verão, por não haver consenso quanto à relação com a economia de energia elétrica. Apesar disso, acabou apenas abreviando o período 2018/2019 em duas semanas, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para facilitar a apuração dos votos das eleições. Com isso, o horário de verão de 2018 passará a ser adotado no primeiro domingo de novembro.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br