MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Instituição de Programa de Segurança Comunitária entra na pauta da Câmara

Publicada em 16/02/2018
Instituição de Programa de Segurança Comunitária entra na pauta da Câmara | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Matéria foi apresentada, ontem, pelo pedetista Augusto Lara

Com a meta de integrar a população no processo de zelar pela segurança de suas comunidades, a instituição do Programa Municipal de Segurança Comunitária, denominado Vizinhança Solidária, deve ser inserido na pauta na Câmara de Vereadores de Bagé tão breve encerre o recesso parlamentar. A iniciativa, proposta pelo pedetista Augusto Lara, foi apresentada ontem.
De acordo com o legislador, a ideia é unir os bajeenses e agentes de segurança, através da adoção de mecanismos dentro de uma filosofia de polícia comunitária, para estimular uma mudança de comportamento dos integrantes de determinadas comunidades. "Buscando a conscientização de que a solidariedade entre vizinhos, em termos de segurança, pode vir a ser ferramenta facilitadora do policiamento preventivo, eficiente e eficaz, objetivando reduzir os indicadores criminais e aumentando a sensação de segurança", sustenta o parlamentar.
Conforme a proposta, a implementação do projeto, caso tenha sua instituição aprovada, caberá ao poder Executivo, em conjunto com as instituições policiais atuantes no município, assim como a sociedade Civil, representada por associações de moradores constituídas legalmente. Além disto, tais representantes deverão formar um Conselho Gestor referente ao projeto, de forma a assumir a responsabilidade efetiva pelo planejamento, implantação e desenvolvimento da iniciativa.
O projeto de Lei, apesar de estimular o trabalho em parceria, determina o que será de competência de cada participante. Por exemplo, as instituições policiais, através de suas próprias competências, agirão preventivamente ou ostensivamente, visando à segurança pública eficiente. Já os moradores, comerciantes e associações representativas, quando possível e de forma voluntária, poderão colaborar com informações, controlar sua vigilância interna e externa, manter ligação constante com vizinhos, colaborando no tocante à prevenção, através de canais de comunicação estabelecidos entre os integrante do programa.
O proponente da matéria argumenta que tal medida pode trazer resultados positivos à Rainha da Fronteira. "Temos visto crescentes índices de roubos, furtos e outras ocorrências nos bairros da cidade. Ao mesmo tempo em que as instituições policiais se esforçam para atuar eficazmente de forma preventiva e ostensiva, elas também enfrentam limitações em algumas ações, como um baixo número de efetivo nas ruas, o que dificulta a atuação abrangendo integralmente todo o território do município", avalia.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br