ANO: 25 | Nº: 6399
16/02/2018 Fogo cruzado

Projeto cria o Dia Estadual do Enoturismo

Foto: Marcelo Bertani/Agência ALRS

Antunes destaca meta de potencializar prática nas regiões produtoras de uva e vinho
Antunes destaca meta de potencializar prática nas regiões produtoras de uva e vinho
Primeiro projeto de Lei protocolado neste ano, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o PL 01/18 pretende instituir o Dia Estadual do Enoturismo. Se aprovada a matéria, de autoria do deputado Frederico Antunes (PP), a data, a ser comemorada anualmente, no segundo domingo do mês de novembro, será incluída no calendário oficial de eventos do Estado.

Proponente do texto, Antunes justifica que o PL tem como objetivo potencializar a promoção da oferta turística das regiões gaúchas produtoras de uva e vinho; fomentar a cadeia de produtos e serviços envolvidos no Enoturismo; incentivar a formulação de políticas públicas voltadas à pesquisa e ao monitoramento do segmento, por meio do incentivo à adesão de municípios do Rio Grande do Sul às comemorações do Dia Mundial do Enoturismo.

A proposta pretende, ainda, promover a formatação do mapa do enoturismo gaúcho – considerando a importância econômica que a atividade turística representa no contexto nacional e mundial. Antunes salienta que o polo vitivinícola gaúcho vem atraindo mais de 600 mil enoturistas ao Estado, ávidos por produtos turísticos, principalmente, aqueles que possuem vocação para agregar gastronomia, tradição, cultura e história a belezas naturais. "No RS, concentra-se a maioria dos roteiros enoturísticos do País. Em torno de 200 vinícolas trabalham com o turismo de vinho", observou.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...