ANO: 25 | Nº: 6208
17/02/2018 Cidade

Empresa de Candiota celebra Ano Novo Chinês com funcionários

Foto: Lílian Soll/Especial JM

Artefato de enfeite foi feito com único fio de linha: significado é que a vida será longa.
Artefato de enfeite foi feito com único fio de linha: significado é que a vida será longa.

Os chineses da empresa SDEPCI, que atuam na obra da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), realizaram suas celebrações do Ano Novo Chinês nesta semana. A primeira celebração aconteceu ainda durante a tarde do dia 15 de fevereiro de 2018, com a integração entre brasileiros e chineses. A advogada da SDEPCI, Lílian Rose Vieira Soll, conta que foi realizada uma espécie de reunião, oportunidade em que os gerentes da empresa falaram um pouco sobre o significado data comemorativa, desejando a todos um ano próspero e oferecendo frutas, salgadinhos e refrigerante. Outra celebração aconteceu à noite, com a presença apenas de chineses.

Sobre o Ano Novo Chinês, a chinesa Xu Ran, explica que eles seguem um calendário lunar e, por essa razão, o ano novo chega de fato por esses dias. As diferenças entre os dois calendários fazem com que, todos os anos, a data de início de cada Ano Novo Chinês caia em uma data diferente do calendário ocidental. Culturalmente, os antigos ensinavam que havia um monstro que visitava os povoados nesse período, fazendo mal a eles e destruindo as casas e, com o tempo, as pessoas descobriram que o monstro tinha medo de fogo e do barulho.  E até os dias de hoje, a tradição é enfeitar a casa de vermelho e amarelo, simbolizando as cores do fogo. Além disso, usam muito fogos de artifício, simbolizando o barulho, para manter a tradição de afastar todas as coisas ruins da casa e da família.

Atualmente, as famílias se reúnem para comemorar esse dia, e as casas são enfeitadas com símbolos em vermelho que traz felicidade e o amarelo que traz riqueza e prosperidade. Cada região da China tem uma diferente tradição. São colados adesivos nas paredes, pendurados símbolos na porta de entrada e dentro de casa, que significam família, sorte e felicidade. Os chineses, durante essa época, costumam comer um tipo de pastel cozido que significa sorte e felicidade. Também comem peixe, com exceção do rabo, que significa sobra de muito dinheiro. Nas celebrações também não é possível desligar a luz até a meia-noite para manter toda a casa bem iluminada até a virada do ano. As pessoas mais velhas oferecem envelopes vermelhos com dinheiro para seus filhos, netos ou sobrinhos. O significado dessa oferta é garantir que não cresçam rápido e percam a infância, além de afastar coisas ruins dos pequenos.

Xu Ran explica que há muitas diferenças entre a celebração realizada em Candiota e a tradicional, pois é uma data que se passa com a família. Na verdade, são 10 dias de comemorações. A virada se passa com a família, mas existem festas de rua, além de um canal de televisão cheio de atrações artísticas que é tradição assistir entre os chineses. 

 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...