ANO: 25 | Nº: 6380

Marcelo Teixeira

marceloct@ymail.com
Advogado e professor universitário - Urcamp
17/02/2018 Marcelo Teixeira (Opinião)

Veraneio e Carnaval

Antigamente, os cidadãos comuns (gente como a gente) tinham que juntar um bom dinheiro para encarar uma viagem de verão, visto que os custos eram bastante elevados. Os comerciantes dos balneários e cidades praianas aproveitavam aquele período de pouco mais de dois meses para faturar muito alto, não só pela quantidade de transações como pela margem de lucro que era, em alguns casos, absurda.

Além desses gastos com compras e alimentação, ainda tínhamos que gastar com a viagem em si (passagens ou combustível) e mais a hospedagem ou aluguel de algum imóvel. Em suma, gastava-se bastante rezando para que, pelo menos, fossemos agraciados com belos e prazerosos dias de veraneio com sol, calor e uma água limpa e não muito fria para nos refrescar.

Passou o tempo, muita coisa mudou, os balneários e cidades praianas se desenvolveram, aumentou a concorrência e, tirando os gastos com aluguéis ou hospedagem que continuam encarecendo um veraneio para a maioria das classes sociais, os custos com a viagem e alimentação, dependendo para onde se vá, sofreram uma redução significativa.

É claro que quando a gente vai fazer uma viagem de férias, não vai ficar comendo arroz com feijão todos os dias e vai se permitir comidas incomuns, mais saborosas e, consequentemente, caras. Todavia compramos, também, aqueles itens cotidianos e aí, neste verão, tive agradáveis surpresas ao veranear em Santa Catarina e no litoral norte do Rio Grande do Sul. A começar pela gasolina bem mais barata que aqui, passando pelo supermercado, restaurantes e uma série de outras pequenas coisas que encontrei no comércio de lá, algo bem mais em conta que aqui. Em certos casos, os preços são tão mais baixos que dá vontade de fazer um rancho e trazer muito mais do que caberia no porta-malas.

Assim, além das saudades dos dias de ócio na beira do Atlântico, já estou sentindo saudades de muitos preços de lá. Viver aqui no extremo sul do Brasil, além de ser para os fortes, está se tornando, também, para os mais afortunados. Lamentável!

-x-x-x-

Depois de décadas abordando temas mais neutros, com sambas igualmente não muito inspirados, o Carnaval das escolas de samba do Rio de Janeiro deste ano ficou marcado por um tipo de desfile que foi muito comum no final dos anos 80: o desfile protesto, com críticas sociais e políticas, quase sempre com muito bom humor.

O retorno desse tipo de desfile repercutiu muito, ainda mais que as duas escolas que apelaram para esse recurso conquistaram o campeonato e o vice-campeonato. Rapidamente – ainda no desfile – os críticos de Temer, principalmente os petistas que ainda não digeriram o impeachment da Presidente Dilma, se apressaram em capitalizar o sucesso da crítica em seu favor, sem observar que boa parte da crítica também foi dirigida ao apoteótico (para usar uma expressão burlesca carioca) esquema de corrupção que envolveu a gestão do PT e que ainda repercute na crise econômica e política que maltrata o País.

Fiquei cabreiro em saber por que, por tanto tempo, os carnavalescos não fizeram críticas como estas? José Ribamar, o Sarney, foi muito criticado pelas escolas de samba. Collor, que eu lembre, bem menos ou quase nada (não deu tempo!). E depois de Itamar (FHC, Lula e Dilma) foram mais de três décadas em silêncio. E isso que os governos FHC e Dilma foram bem complicados, mas se livraram!

Depois de muito pensar me ocorreu que os enredos críticos do final dos anos 80 e os deste ano coincidem com o fim de um grande ciclo político, quase sempre com sérios problemas econômicos e sociais. O final dos anos 80 marcou o fim da ditadura militar que durou, pelo menos, 21 anos. As críticas atuais marcam o fim do ciclo no PT no poder que durou 14 anos. Se for verdade, confirmada estará a frase cuja autoria é atribuída a Eça de Queiroz: Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos, pelo mesmo motivo.

 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...