ANO: 25 | Nº: 6332

Divaldo Lara

divaldolara@gmail.com
Prefeito de Bagé
19/02/2018 Divaldo Lara (Opinião)

Bagé com Educação de qualidade

Hoje começam as aulas na rede municipal de ensino. E não faltam novidades, avanços e objetivos claros.
1. Ampliação de vagas.
2. Motivação de professores.
3. Qualidade de ensino.
A secretária da Smed (Educação e Formação Profissional), Adriana Lara, realiza um trabalho focado nesses três pontos básicos. O Município já conta com 100% de vagas para crianças de quatro e cinco anos de idade na Educação Infantil. Chegamos a 724 vagas criadas. Bagé já está no patamar que o Plano Nacional de Educação (PNE) aponta para 2020, enquanto no Berçário e Maternal são 58% de vagas oferecidas. Mais que a meta do Plano para daqui a dois anos.
Para realizar o trabalho a Smed tem uma equipe eficiente, dedicada e comprometida.
A prefeitura está investindo e muito em Educação.
A ampliação de vagas tem a ver com o aproveitamento de espaços dentro das escolas e a inauguração de duas novas: a Emei Dener Assunção Braz e o Centro de Educação. O histórico prédio do colégio Mélanie Granier a prefeitura reformou e adaptou para ser o Centro Municipal de Educação, mantendo a homenagem à professora que por mais de 60 anos marcou o ensino em Bagé e fundou a Escola Perseverança, que mais tarde ganhou seu nome.
O Programa Ensino de Qualidade Escola de Qualidade, que iniciamos no ano passado, vai além do prédio bonito, bem pintado e da boa alimentação (que temos), ele visa preparar, motivar e envolver o professor no desenvolvimento de métodos e estratégias. O grande desafio da Educação do século XXI é motivar o professor. A educação precisa sair do convencional, os professores precisam ousar para oferecer um ensino diferenciado, além da sala de aula, é preciso visitar lugares interessantes, compreender a cidade e o mundo em que se vive.
No ano passado, foram 117 formações para professores, através de parcerias com a Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Instituto Federal Sul-rio-grandense (Ifsul) e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Utilizando todo o potencial que essas instituições podem oferecer.
E, ainda dentro do objetivo de melhorar a qualidade de ensino, fizemos o 1º Simulado do Ideb. Avaliamos o conhecimento de alunos do 5º ao 8º ano com provas de Língua Portuguesa e Matemática.
Quanto ao uniforme, o fornecimento será completo com a inserção de jaquetas para o inverno. Só quem já passou frio indo ou voltando do colégio sabe o quanto é necessária essa preocupação.
Feliz ano letivo! Contem comigo, porque eu conto com todos vocês para fazer uma cidade nova e desenvolvida. É isso só é possível com Educação! Uma boa Educação!

 

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...