ANO: 24 | Nº: 6110

Rochele Barbosa

rochelebarbosa@gmail.com
Jornalista formada pela Universidade da Região da Campanha. Responsável pela produção e reportagem do caderno de Saúde do Jornal MINUANO
19/02/2018 Caderno Minuano Saúde

Ortodontia Autoligada

Foto: Divulgação

Página 2 ou 3 - Leandro Saavedra em curso com especialistas
Página 2 ou 3 - Leandro Saavedra em curso com especialistas

Para quem não gostava muito da ideia das borrachinhas (coloridas ou não), nem da dor causada pelos ajustes do aparelho ortodôntico fixo tradicional, a ortodontia tem uma boa notícia. Com o avanço das técnicas, o aparelho fixo também se aprimorou e agora o paciente já tem como optar por um tratamento bem mais ágil e menos dolorido. Trata-se do aparelho autoligado, que facilita a movimentação dos dentes, a higienização e até a estética do paciente.

A Aditek está disponibilizando bráquetes com Duplo-Slot. A prescrição com esses bráquetes foi desenvolvida pela equipe dos professores Zuchi e Janovich, do Rio Grande do Sul. Um “slot” interativo e outro passivo conferem ao bráquete possibilidades interessantes numa série de movimentos dento-alveolares. Acredita-se que na fase de alinhamento e nivelamento o bráquete Duplo-Slot apresenta vantagens significativas.

Em Bagé, o cirurgião-dentista e especialista em odontologia estética e ortodontia autoligada, Leandro Saavedra, desenvolve essa nova técnica.

 
Novos recursos para o melhor sorriso

O braquete autoligado, Duplo Slot, caracteriza-se por uma filosofia de tratamento que agrega as mais variadas técnicas.

O profissional explica que devido à presença de dois slots paralelos centralizados no corpo da peça e a presença de um clip com uma curvatura diferenciada, as filosofias dos bráquetes passivos e interativos estão desta forma, unidas em um único bráquete. Assim pode-se optar por uma ou outra filosofia durante um mesmo tratamento sem a necessidade de trocar as peças.

“Além desta Inovação Mundial, um braquete Duplo Slot permite várias combinações de arcos/fios conforme a necessidade de cada caso e da experiência de cada profissional”, ressalta.

Filosofia Duplo Slot

O especialista explica que se considerarmos três ligas diferentes de fios ortodônticos e sete diâmetros diferentes podemos em um único slot (bráquete convencional) ter 21 possibilidades diferentes. “Porém se trabalharmos com dois slots paralelos (bráquete duplo slot) podemos ter 442 variações”, explica.

Mecânica com dois arcos para intrusão

O uso da mecânica de intrusão ortodôntica, embora frequente, ainda é considerada complexa, informa o cirurgião-dentista. “Na busca da anulação dos efeitos indesejáveis, novas técnicas vêm sendo desenvolvidas com o objetivo de otimizar os resultados clínicos”, esclarece.  

Saavedra conta que então é apresentada a resolução de um caso de extrusão por meio de uma mecânica de intrusão com aparelho autoligado Duplo Slot. “Mecânica, essa, realizada de forma simples, sem a presença de dispositivos extras, com resultado clínico satisfatório e com ausência de danos às estruturas de suporte dental”, destaca.

Um dos grandes desafios que o ortodontista enfrenta em pacientes adultos é o restabelecimento da oclusão em casos em que ocorreram perdas dentárias, complementa o profissional.

“A perda de um molar inferior, em longo prazo, pode ocasionar a angulação e a rotação de seus dentes adjacentes. O antagonista tende a extruir em direção ao espaço remanescente, podendo causar danos às estruturas de suporte e grandes dificuldades nas reconstruções protéticas”, acrescenta.

A intrusão dentária é considerada, dentro da ortodontia, como um dos movimentos mais difíceis de ser obtido. A complexidade do movimento intrusivo tem sua base fundamentada na atenção que o profissional deve ter quanto a alguns aspectos específicos como: magnitude da força, escolha da unidade de ancoragem, aplicação do ponto de força e controle do movimento do dente a ser intruído. Assegurando, com isso, uma movimentação correta sem que ocorram movimentos indesejáveis.

Entre os pacientes adultos é comum a extrusão dos dentes posteriores decorrente da perda do dente antagonista, causando redução do espaço interoclusal.

A intrusão de molares é considerada um movimento de extrema complexidade, além de ser lento e limitado. Diferentes métodos são descritos na literatura para realização de intrusão de molares, sendo eles, muitas vezes, complexos e envolvendo muitos acessórios.

Relato de caso

Uma paciente do odontólogo, de 18 anos de idade, procurou tratamento ortodôntico visando à reposição de elementos dentários faltantes.

“O plano de tratamento consistiu na montagem do aparelho autoligante Duplo Slot (BioClip PI®, Aditek®, O nivelamento total do molar ocorreu em um período de quatro meses somente. A mecânica foi realizada de forma bastante simples, com um ótimo controle, sem a necessidade de colaboração do paciente, sem a presença de dispositivos extras, com forças leves e constantes e a ausência de danos às estruturas de suporte do dente”, salienta o dentista.

Resultado:

- Após quatro meses de tratamento molar em boa posição

- Considerações sobre a mecânica Intrusiva com Duplo Slot

Quando se aplica uma força de intrusão longe do centro de resistência de um elemento dentário, movimentos indesejados podem ocorrer, o mais comum é a inclinação vestibular desse dente. "Quanto maior for o movimento de intrusão, maior será o componente de inclinação", destaca.

“A presença de espaços devido à ausência de elementos dentários, principalmente posteriores, causa sempre transtornos oclusais os quais, muitas vezes, são difíceis de serem contornados. Quanto maior for o tempo para repor os elementos faltantes maior serão os danos”, conta o especialista.

A ausência de um ou mais molares inferiores pode ocasionar, em longo prazo, extrusão do antagonista em direção ao espaço remanescente, dificultando, dessa forma, o tratamento reabilitador.

Dentre as técnicas de redirecionamento do dente extruído, uma mecânica muito simples através da presença de dois arcos ortodônticos, em que cada um apresenta uma função específica.

Na mecânica com dois arcos, um age como sistema de ancoragem, eliminando a reação e o outro promove o movimento intrusivo com forças leves e constantes durante todo o nivelamento.

O uso de dois arcos, inseridos em slots diferentes e com diâmetros diferentes, apresenta-se como uma alternativa eficiente para movimentos de intrusão.

Saavedra conclui dizendo que há outras possibilidades como abertura de espaço, alinhamento, nivelamento e tracionamento feitos ao mesmo tempo com a presença de dois fios.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...