MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Polícia de fronteiras

Publicada em 19/02/2018

A proteção do território brasileiro, especificamente junto às linhas divisórias com outros países, pode ganhar um novo aparato. Ao menos é esta a meta da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 3/18) apresentada em fevereiro junto ao Senado.
A iniciativa, do senador Wilder Morais (PP-GO), pretende criar a chamada Polícia Nacional de Fronteiras e inseri - lá no capítulo da CF que trata sobre os órgãos de segurança já existentes, como as polícias federal, rodoviária, ferroviária, civil, militar e Corpo de Bombeiros.
Se levada adiante a proposta, o novo órgão passaria a ser o principal responsável pela fiscalização de fronteiras, seja em nível terrestre, marítimo ou mesmo aeroportuário. E, em tese, se tornaria a maior defesa contra crimes como o narcotráfico, assim como o contrabando. Aos que buscam se inteirar, com mais detalhes, sobre a proposta mencionada, a mesma ainda aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
A matéria, se por um lado possui justificativas até aceitáveis – por buscar melhorar o combate ao crime e proteger a soberania nacional – carece de uma abordagem sempre necessária: o novo órgão terá investimento suficiente para atuar com êxito? Não seria mais eficiente aprimorar a capacidade de atendimento das polícias já existentes, como a Polícia Federal?
Mas é certo que as respostas pouco dependerão que quem apoia ou mesmo é contrário à PEC, mas muito mais dos responsáveis pelo comando do País. Até porque, caso houvesse planejamento contínuo em conjunto com o aporte de recursos necessários, as fronteiras brasileiras já estariam bem melhor protegidas.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br