MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Apenadas grávidas ou com filhos de até 12 anos poderão cumprir prisão em regime domiciliar

Publicada em 22/02/2018

Na terça-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu um habeas corpus coletivo que permite substituir a prisão preventiva para domiciliar de apenadas grávidas, mães de crianças até 12 anos ou de pessoas com deficiência. A decisão é válida para as casas prisionais de todo o território nacional.

Após a publicação da decisão, cada tribunal terá 60 dias para implementar a medida. O diretor do Presídio Regional de Bagé (PRB), Carlos Eduardo Padilha, afirma que o local ainda não recebeu nenhuma orientação sobre a decisão.

Em Bagé, atualmente, 50 mulheres estão detidas. Destas, 34 têm um filho com até 12 anos e uma das apenadas está grávida. Há também uma segunda gestante, já em prisão domiciliar. Estes são os dados gerais do PRB e não, necessariamente, das que serão beneficiadas.
Padilha explica que a medida vale apenas para aquelas que ainda não foram condenadas. O habeas corpus também exclui os casos de crimes praticados por elas mediante violência ou grave ameaça, contra seus descendentes ou, ainda, em situações excepcionalíssimas.

O diretor avalia que, na maioria dos casos, em Bagé, o Judiciário concede prisão domiciliar às mulheres prestes a dar à luz. O prazo pode ser ajustado de acordo com o tempo de amamentação da criança, levando em conta a pena e o regime em que se encontra. Nessas situações, a mulher é fiscalizada e, caso não cumpra as regras, é recolhida ao PRB novamente. Durante a gestação, as mulheres são levadas pelos agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) para as consultas médicas.

O responsável pelo presídio conta que já houve casos em que a mulher amamentava dentro do PRB. Nessas situações, era feito um acerto com a casa prisional, que permitia a entrada do bebê, com o responsável, em alguns momentos, para a amamentação. Os menores de idade, filhos dos apenados, também podem visitar os pais. Os dias são definidos por galerias e as crianças devem entrar no local acompanhados de um adulto que tenha sua guarda.

Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br