MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Obra para transpor água da barragem do Piraí até a Sanga Rasa está próxima da conclusão

Publicada em 24/02/2018
Obra para transpor água da barragem do Piraí até a Sanga Rasa está próxima da conclusão | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Interligação consiste na implantação de 1,3 mil metros de rede

O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) deve concluir, na próxima semana, a obra de interligação entre as duas principais barragens da cidade. A iniciativa visa transpor água do reservatório do Piraí para o da Sanga Rasa, que possui maior déficit hídrico no momento. A meta, com a medida, é injetar na adutora da Sanga Rasa 80 litros por segundo.

De acordo com a autarquia, estão sendo implantados mais de 1,3 mil metros de rede, desde o dia 8 de fevereiro. O serviço todo está sendo feito por 10 funcionários do Daeb economizando em mão de obra. Em material, o Departamento investiu R$ 367.219,90.

Com a obra, o Departamento pretende reduzir a adução da Sanga Rasa em 40%, poupando a reserva desta barragem, que está com um volume de 715.868 m³, representando 53,2% da sua capacidade. O reservatório atingiu, na sexta-feira, seu maior déficit até então: seis metros abaixo do normal. O Piraí está 1,90 m aquém do ideal.

"A obra de interligação está sendo realizada justamente pela maior facilidade de recuperação da Barragem do Piraí, que possui uma área de captação superior a 35 quilômetros quadrados frente aos 17 quilômetros quadrados da Barragem da Sanga Rasa. Assim, o Piraí tem uma rápida resposta, mesmo com chuvas de baixo volume, diferente do que acontece com a Sanga Rasa", explica Éder Pereira, superintendente operacional do Daeb.

Já o diretor geral da autarquia, Volmir Silveira, ressalta que a obra é uma das mais significativas ações para amenizar os efeitos da estiagem no abastecimento. "Buscamos manter a reserva da Sanga Rasa por mais tempo, caso as chuvas não se normalizem na cidade", afirma. Ele ainda relembra as outras medidas que estão sendo colocadas em prática pelo governo, como a reativação de poços artesianos e abastecimento via caminhão-pipa dos locais com baixa pressão d´água.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br