MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Solenidade marca inauguração de reformas do Centro Materno-Infantil Camilo Gomes

Publicada em 24/02/2018
Solenidade marca inauguração de reformas do Centro Materno-Infantil Camilo Gomes | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Autoridades e família homenageraram o médico que dá nome ao posto

A revitalização do Centro de Referência Materno-Infantil Camilo Gomes foi inaugurada na manhã de sexta-feira, em solenidade com a presença de autoridades de órgãos e instituições locais, integrantes da saúde municipal e familiares do homenageado que dá nome à unidade, localizada na rua Fabrício Pillar, nº 1201.

Na oportunidade, os presentes na cerimônia realizaram homenagens ao médico e ex-prefeito de Bagé, Camilo Gomes. A celebração à memória do homenageado iniciou com as palavras de seu filho, Fernando, que fez o relato de alguns detalhes da vida de Camilo. Ele detalhou que seu pai era de origem humilde e passou dificuldades para a tão sonhada graduação em Medicina, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Recordou que, mesmo após uma vida dedicada à profissão, Camilo, doutor em Medicina, assumia ter pesadelos com o tão sonhado vestibular, entretanto, a força de seu pai o inspirou a seguir a mesma profissão.  

Por fim, em nome de sua família, o filho do homenageado agradeceu os envolvidos na iniciativa e o apoio do Executivo Municipal.  Ele finalizou salientando que Camilo Gomes estaria orgulhoso em ver o trabalho realizado no Centro de Referência Materno-Infantil que leva seu nome. Em seguida, a coordenadora da unidade, Mara Regina Pinto, agradeceu o apoio da família do médico homenageado, que através dos filhos Eduardo, Lúcia, Fernando e Regina, sobrinhos e netos, foi possível a doação do material para que os reparos e a pintura pudessem ser feitos na unidade.

Mara conta que após a revitalização, tanto as pessoas que utilizam a unidade quanto as que trabalham nela, estão se sentindo mais a vontade, sendo que as condições em que o posto se encontrava eram desestimulantes para os pacientes.

Após declarações do secretário municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, e do presidente da Câmara de Vereadores, Edimar Fagundes, as homenagens foram encerradas com o pronunciamento do vice-prefeito de Bagé, Manoel Machado.

O representante do Executivo Municipal agradeceu o apoio da família Gomes e destacou que o atendimento do posto é um orgulho para Bagé, pois envolve um trabalho especial com o futuro da sociedade, que são as crianças. A solenidade foi encerrada com a apresentação de um vídeo sobre a história de Camilo Gomes.  

Revitalização

No primeiro momento, foi realizada apenas a pintura do local e ampliação das áreas. Em seu pronunciamento, Kalil voltou a afirmar que as demais alterações na estruturação do posto serão realizadas nos próximos 30 dias. A primeira modificação será a retirada do laboratório da unidade, o qual vai ser transferido para um prédio em frente ao Centro Antoniano. A ação, na avaliação do secretário, permitirá que o laboratório oferecido pelo município tenha mais espaço e dobre seu número de exames realizados por mês - atualmente entre seis e sete mil.

Já o local onde hoje está o laboratório será utilizado para fortificar o serviço materno-infantil, oferecido pelo posto. O secretário defende que a modificação deve qualificar o atendimento do posto, que hoje realiza cinco mil atendimentos por mês. O secretário adianta que ação não irá interferir nos demais serviços do posto, que também é referência em imunização.

 

Parceria com a Urcamp

Durante a solenidade, Mena também revelou que os cursos da Saúde da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) estarão integrados nesse novo modelo de atenção à saúde implantado no Posto Camilo Gomes. Pelo menos três salas do Centro Materno-Infantil servirão de suporte para atendimento dos acadêmicos à população. São alunos dos semestres finais, que terão a oportunidade de vivenciar a prática da profissão, com o auxílio e monitoramento de professores.

Os estudantes da Fisioterapia, por exemplo, irão trabalhar com a reabilitação de pacientes na questão da mobilidade e especificidades da área, os da Psicologia no apoio aos pais de bebês, nas mais diversas patologias, assim como acadêmicos da Nutrição cuidando da dieta dos pacientes, a Farmácia no Laboratório e a Enfermagem que irá atuar diretamente no atendimento do dia a dia do posto. “Nós trabalharemos com consulta de enfermagem em obstetrícia e puericultura, que é o atendimento às crianças pós-parto, um trabalho que já desenvolvíamos, antes, junto ao Núcleo de Pesquisa e Atenção à Saúde da Urcamp”, revela a professora Carmem Jardim Vaz, coordenadora do curso de Enfermagem.

Para a pró-reitora acadêmica da Urcamp, Virgínia Dreux, a parceria com o município reforça o perfil solidário da instituição. “A Urcamp, como instituição comunitária, estende suas frentes e complementa esse trabalho na área da saúde, é esse o nosso papel. O de servir e estar presente nas comunidades onde estamos presentes”, frisou.

Ao todo, serão mais de 50 acadêmicos envolvidos no projeto. Kalil destacou a importância da contribuição da universidade para a saúde do município. “É uma troca, porque o aluno aprende e nós temos o retorno. Ele tem um campo de aprendizado incrível aqui, vivenciando a profissão. E nós ganhamos, porque teremos um profissional trazendo conforto e atenção a essas pessoas que chegam em busca de atendimento”, resume.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br