ANO: 25 | Nº: 6485
28/02/2018 Cidade

Daeb realiza obra para aumentar capacidade de armazenamento na Barragem Emergencial

Foto: Divulgação

Empreendimento deve ser concluído até o final de semana
Empreendimento deve ser concluído até o final de semana

O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) está trabalhando na recomposição da taipa da Barragem Emergencial, com o objetivo de aumentar a capacidade do reservatório em função da ocorrência de chuvas. A previsão de término da obra é para o final de semana. 

O empreendimento consiste na remontagem de cascalho do entorno, através de retroescavadeira. Conforme informações repassadas pela assessoria de imprensa da autarquia, o serviço vem sendo realizado nos finais de semana, quando a demanda de trabalho do Daeb é menor.

A Barragem Emergencial, diferente da Sanga Rasa, possui uma resposta rápida às precipitações, mesmo quando há pequeno volume. Sua área de captação de chuva é de 90 quilômetros quadrados, enquanto que a da Sanga Rasa é de 17 quilômetros quadrados e a do Piraí de 35 quilômetros quadrados. Por este motivo, a escolha deste local para a construção da futura barragem da Arvorezinha.

 De acordo com a medição da Estação de Tratamento de Água (ETA), o acumulado de precipitação registrado na barragem Sanga Rasa foi de 25 milímetros; já no Piraí choveu 28mm e 12 mm na Emergencial.

Chuva chega, mas situação de reservatórios segue igual

Até a manhã de ontem, segundo o último levantamento disponibilizado no site do Daeb, a barragem da Sanga Rasa estava 6,2 metros abaixo do nível normal. A Emergencial tinha defasagem de 0,5 metros, enquanto a do Piraí estaria com 2 metros aquém do ideal.
Conforme dados levantados pela Estação de Tratamento de Água (ETA), com as chuvas da tarde, até as 15h, foi registrada uma média parcial de 9,5 milímetros em Bagé, sendo que na Barragem Emergencial as chuvas chegaram a 12 milímetros. Já estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) da Rainha da Fronteira registrou, na parte da tarde, uma precipitação de 26 mm.
Segundo a assessoria do Daeb, as chuvas constatadas ontem ainda não são o suficiente para ter forte impacto na situação das barragens, apesar de contribuir com a diminuição da temperatura, o que reduz o consumo de água. 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...