ANO: 25 | Nº: 6401

Luiz Fernando Mainardi

luiz.mainardi@al.rs.gov.br
Deputado Estadual
28/02/2018 Luiz Fernando Mainardi (Opinião)

Lula e a educação em Bagé

Soubemos esta semana que o presidente Lula estará em Bagé no dia 19 de março próximo. Uma ótima notícia em tempos de tantas dificuldades. Direta e indiretamente, Lula teve um papel fundamental para o grande salto que nossa cidade deu nos anos de nossos governos. Muitos dos projetos que desenvolvemos, quando fui prefeito da cidade, foram resultados de uma parceria muito afinada com o presidente operário, principalmente quando o ministro da educação foi nosso ex-governador Tarso Genro.

Nos limites deste artigo, lembro, apenas, da transformação de nossa cidade em um polo educacional estadual, com grandes conquistas para os seus moradores e para toda a região.

A Unipampa é o fato mais significativo. O que parecia apenas um sonho – a criação de uma Universidade federal pública de primeira linha na região da Campanha – tornou-se uma realidade que trouxe ainda mais orgulho para os bageenses. Contando hoje, em seus 10 campi, com cerca de 14 mil estudantes oriundos de todo o Brasil e mais de 900 professores, sendo cerca de 700 doutores, a cidade passou a sediar uma instituição que contribui para o ensino e a pesquisa universitária do país.

Não apenas ampliamos nossa comunidade educacional de nível universitário (já contávamos com a Urcamp, uma Universidade de excelência, como todos sabem), mas obtivemos resultados econômicos facilmente identificados no crescimento dos serviços e na dinamização de todos os setores da economia da cidade.

Lula fez isso sem, entretanto, esquecer a situação difícil pela qual passava a nossa Universidade privada. Por isso, com sua parceria e apoio, criamos na prefeitura o Proesc, um programa que beneficiou centenas de estudantes de famílias de baixa renda com bolsas para estudarem na Urcamp. Foram R$ 15 milhões que ingressaram nos cofres daquela instituição de ensino, através de uma triangulação que envolveu o governo federal e os municípios da região.

Da mesma forma, o campus Bagé do Instituto Federal de Educação Técnica (IFSul), criado em 2008 e implantado em 2010, atende, em média, 600 alunos por ano, incluindo no mundo do trabalho jovens com alta capacidade técnica, o que, sem dúvida, torna a cidade um lugar privilegiado no quesito qualidade de mão de obra, um dos aspectos fundamentais na escolha de localização de qualquer empreendimento.

Mas se essas conquistas foram garantidas diretamente pelo governo do presidente Lula, mantidos e consolidados por sua legítima sucessora, houve um outro conjunto de realizações que, eventualmente, são esquecidas, mas que precisam ser relembradas para que possamos compreender a história na sua totalidade.

O programa Fome Zero na Educação, por exemplo, implementado em nossa gestão na prefeitura de Bagé, que garantiu alimentação de qualidade para todos os alunos das escolas públicas municipais, teve não uma, mas duas mãos do presidente Lula. Foi ele que nos garantiu os recursos a fundo perdido para a construção dos 33 refeitórios, equipamentos fundamentais para a garantia daquela política pública, que visava transformar a escola em um local de sociabilidade humanitária, combatendo um dos problemas centrais da população menos favorecida em nossa cidade, exatamente aquela que usava o sistema educacional do município.

Mas não foi só isso. A construção de novas escolas municipais (foram 12 novos prédios), a ampliação dos prédios escolares (40 novas salas de aula), a aquisição de novas escolas (Geteco e São Pedro), a construção de calçadas e muros visando à segurança dos estudantes, tudo foi realizado em parceria e com o apoio decidido do nosso sempre presidente Lula.

Agora ele volta a Bagé, um momento em que pretendemos e devemos relembrar a ele e à comunidade o quanto seu governo foi importante para a nossa cidade. O compromisso de Lula com a educação pública não se vê apenas em suas falas, mas, fundamentalmente, em suas práticas quando foi o principal gestor do Brasil.

Muito obrigado presidente Lula. Tenho certeza que expresso o agradecimento das milhares de famílias bageenses beneficiadas por sua competência administrativa e por sua escolha em fazer política sempre em benefício dos que mais precisam.

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...