ANO: 25 | Nº: 6330
28/02/2018 Cidade

Regionais da Fetag buscam alternativas para diminuir prejuízos causados pela estiagem

Foto: Antônio Rocha

Distribuição de alimentos para gado de área afetada é uma das medidas em pauta
Distribuição de alimentos para gado de área afetada é uma das medidas em pauta

Perante os prejuízos da estiagem que assola os municípios de sua abrangência, as regionais sindicais Fronteira e Sul da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) se uniram para buscar recursos que diminuam as perdas em suas regiões. A informação foi repassada pelo coordenador da Regional Fronteira da Fetag, Milton Brasil.

Ele conta que se reuniu com os representantes da Regional Sul para montar uma lista de pautas que foram entregues à Fetag-RS. Entre as reivindicações das coordenadorias regionais estão a distribuição de alimentos para o gado nas áreas atingidas, a construção e a entrega gratuita de reservatórios e caixas d'água e o melhoramento das patrulhas agrícolas nos municípios.

As regionais também pedem que os agricultores familiares tenham direito à isenção do pagamento do programa estadual de troca de sementes de milho e sorgo. O motivo para a inserção de medida, segundo Brasil, se justifica pelos dados arrecadados pelas Defesas Civis dos municípios afetados, onde foi verificado que cerca de 80% das sementes recebidas do governo do Estado não puderam ser plantadas pela falta de chuva e os outros 20% foram perdidos pela estiagem.

O coordenador afirma que as pautas já foram encaminhadas para autoridades políticas e ao governo estadual, porém ainda não tiveram retorno. Ele também informa que, hoje, o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, cumpre agenda em Brasília, onde deve se reunir com autoridades do governo federal para levar as pautas sugeridas pelas regionais.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...