MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Novo leilão de escoamento será dia 7 de março

Publicada em 02/03/2018

O governo federal anunciou novos leilões de Prêmio de Escoamento da Produção (PEP) e Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro). O certame ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 7 de março, e pretende escoar 170 mil toneladas de arroz do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles, afirma que o governo federal cumpre com a promessa e vai realizar outro leilão, adequando os volumes à demanda. "Acreditamos que há uma boa expectativa para o próximo leilão em função dos comentários no mercado. Existe um bom andamento para as negociações de Aquisições do Governo Federal (AGF) e podemos ter uma noticia positiva com o governo comprando arroz para seus estoques públicos, no qual considerando que os volumes devem ser adequados para que não venham a pressionar o mercado no futuro", observa.
Para o dirigente, há grandes possibilidades de adoção de mecanismos como o AGF para reforçar o piso ao mercado e esterelizar maior quantidade de produto e dar outra opção de negócio aos produtores. Dornelles salienta que o leilão passado deu uma contida nos preços e em função da proximidade da colheita o mercado vem testando um piso inferior do que efetivamente vem sendo pago aos produtores. "Acreditamos que alguns operadores não estão conseguindo colocar o piso na medida em que os produtores, sentindo a inviabilidade do negócio, não fazem o faturamento", destaca.
Sobre o início da colheita do arroz, o presidente da Federarroz explica que há informações de queda de produtividade nas lavouras do Rio Grande do Sul com diferentes regiões registrando diferentes resultados. "Enquanto a Fronteira Oeste está consolidando uma colheita igual em produtividade, a Zona Sul não vem repetindo os mesmos números. Isto é algo que os produtores têm nos relatado. O contexto de forma geral é grave, pois os produtores estão descapitalizados, enfrentando baixos preços e o que menos se esperava é que também se enfrentasse baixa produtividade", avalia.
Dornelles ressalta que a queda de granizo em algumas regiões foi atípica, porque geralmente a incidência climática atinge faixas estreitas de áreas de arroz, mas houve uma faixa larga de granizo e isso deve ceifar a expectativa de produtividade de alguns produtores. "A lavoura que tem uma expectativa de produtividade menor ainda não está madura, o que poderá agravar a queda na produtividade e consolidação de quebra de safra no Rio Grande do Sul", indica.
Para o PEP, serão 85 mil toneladas, sendo 70 mil do Rio Grande do Sul e 15 mil de Santa Catarina. Já o Pepro, o edital confirma 85 mil toneladas do Rio Grande do Sul e cinco mil toneladas de Santa Catarina.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br