MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

Xadrez 2018

Publicada em 02/03/2018
Xadrez 2018 | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Quem nunca usou xadrez, que se acuse agora! Presente na imensa maioria dos guarda-roupas, a padronagem tem uma história looooooonga de vida e uma porção de variações!

O xadrez, um clássico na moda, que remonta quase a história da humanidade, nos leva mais precisamente a Idade do Ferro (700-50 a.C.), especificamente nos pântanos da Alemanha e da Dinamarca. A estampa xadrez é sempre associada aos escoceses, mas, de acordo com o historiador têxtil E.J.W.Barber, é originário das culturas celtas. Pesquisas arqueológicas indicam que em escavações realizadas foram encontradas vestimentas com padronagens têxteis, feitas com fios de lã e pigmentos à base de vegetais dos pântanos.

Mas vocês sabiam que existem muitas variações de xadrez? O madras, o príncipe de Gales, o pied-de-poule, o vicky e os tartans são as principais! Não precisa se confundir, não! A gente explica a diferença entre elas e conta um pouquinho como cada uma foi aparecendo por esse mundão dos tecidos!

Madras - sempre na moda e geralmente aparece nas camisas esportivas masculinas. O nome vem da cidade de Madras, na Índia, onde foram confeccionadas as primeiras versões dessa padronagem, que abusa das cores e desenhos.

Príncipe de Gales - o nome é uma homenagem ao príncipe Eduardo VII, que - sempre muito elegante - começou a usar essa variação de xadrez, introduzindo ela na moda da época. Originalmente era obtido pela trama dos fios de lã nos teares e foi, por muito tempo, usado exclusivamente como estamparia de moda masculina.

Pied-de-poule - ou em português “pé-de-galinha”, é aquele xadrez bem miudinho. O nome tem a ver com o formato da estampa, que mais parece pegadas de galinha. Se os desenhos formados forem maiores a padronagem é chamada de pied-de-coq (pé-de-galo).

Vichy - ou o famoso, o queridinho, o maravilhoso: xadrez “piquenique”. É composto de pequenos quadriculados que formam o xadrez combinado com a cor branca e uma segunda cor. O nome homenageia a cidade francesa de Vicky, famosa pela produção de tecidos com padronagens xadrezes. Ao contrário do que o imaginário lúdico sugere, não foi o cesto da chapeuzinho que deixou esse tipo de xadrez famoso. Foi o vestido que Brigitte Bardot usou nos anos 50, quando casou com Jacques Charrier, que imortalizou a estampa símbolo dos franceses!

Nesta temporada, seja em versão grunge, street, vichy, micro, macro, p&b ou açucarada, o xadrez, que já andava em alta nas últimas temporadas, ganha um novo fôlego e reaparece renovado nas passarelas de 2018 da NYFW.

Os riscos entrelaçados protagonizam as coleções da Carolina Herrera, Rosie Assoulin, Mansur Gavriel, Public School, Victoria Beckham, Tibi, Gabriela Hearst, Monse e Calvin Klein - só para citar algumas. Fizemos para as leitoras um apanhado de imagens das passarelas para o inverno 2018, que nos trazem esta confirmação. E vocês, já aderiram ao clássico?

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br