ANO: 26 | Nº: 6590
03/03/2018 Cidade

BioUrcamp abre período de inscrições para oitava edição

Foto: Fábio Quadros/Especial JM

Tradicional evento chega à sua oitava edição
Tradicional evento chega à sua oitava edição

Estão abertas as inscrições para a oitava edição BioUrcamp, evento organizado pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp) com o objetivo de debater a preservação do Bioma Pampa e valorizar as pesquisas científicas na área ambiental. As inscrições podem ser realizadas via internet, pelo link: biourcamp.urcamp.edu.br. A programação inclui palestras, debates, minicursos, mostras científicas, oficinas, trilha ecológica, luau e show de rock.
O oitavo BioUrcamp acontece de 5 a 7 de abril, sendo que, no primeiro dia, as atividades serão realizadas no Campus Central e no teatrinho da universidade, o restante da programação ocorrerá no Campus Rural, localizado no Passo do Peres, em Bagé.
De acordo com a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Ana Leão, além de valorizar o bioma Pampa, a programação do evento permite aos estudantes terem contato com pesquisas da área e fomenta a iniciação científica.
A professora encarregada pela programação, Anabela Silveira Oliveira Deble, salienta que até o dia 12 de março, as inscrições podem ser realizadas pelo valor de R$ 40, após este período, o preço estará sujeito a mudanças.

Programação

A programação começa na manhã de quinta-feira, dia 5, com minicursos e oficinas no Campus Central e no teatrinho. No mesmo dia, às 19h, também ocorrerá a palestra "A formação do Rio Grande do Sul e a visão dos viajantes naturalistas", ministrada pelo Engenheiro Florestal da Universidade Federal de Santa Maria, José Newton Cardoso Marchiori.
Na sexta-feira, é a vez do Campus Rural sediar os minicursos e oficinas, que acontecerão entre a manhã e tarde, a partir das 8h. A tarde de sexta também contará com a Mostra de Iniciação Científica, das 14h as 17h. Logo após, às 18h, acontece a exibição de vídeos sobre "Preservação Ambiental" com os alunos do curso de Ciências Biológicas.
A abertura oficial do evento acontecerá às 19h de sexta-feira, sendo apresentada pela reitora da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana. Em seguida, haverá uma mesa redonda com a temática "Potencial produtivo dos Campos da Campanha, RS", com o Dr. Carlos Nabinger (UFRGS), doutor Leonardo Paz Deble (Unipampa) e José Acélio Fontoura Júnior (Unipampa).
Na manhã de sábado, os participantes poderão fazer a Trilha Ecológica - mata ciliar e campo, às 8h30min. Pela tarde, haverá um simpósio sobre a Fauna e Flora ameaçadas no Bioma Pampa que conta com a participação do doutorando em Geografia Rodrigo Pontes (UFSM) e o Geas do Pampa (Urcamp) , além de uma roda de conversa sobre a "Importância dos rios" com o ecologista, PHD Anthonio Libório Philomena (Furg) e a ativista da União pela Preservação do Camaquã, produtora rural Vera Colares, e mateada com representantes do grupo União pela Preservação do Rio Camaquã (UPP).

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...