MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

BioUrcamp abre período de inscrições para oitava edição

Publicada em 03/03/2018
BioUrcamp abre período de inscrições para oitava edição | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Tradicional evento chega à sua oitava edição

Estão abertas as inscrições para a oitava edição BioUrcamp, evento organizado pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp) com o objetivo de debater a preservação do Bioma Pampa e valorizar as pesquisas científicas na área ambiental. As inscrições podem ser realizadas via internet, pelo link: biourcamp.urcamp.edu.br. A programação inclui palestras, debates, minicursos, mostras científicas, oficinas, trilha ecológica, luau e show de rock.
O oitavo BioUrcamp acontece de 5 a 7 de abril, sendo que, no primeiro dia, as atividades serão realizadas no Campus Central e no teatrinho da universidade, o restante da programação ocorrerá no Campus Rural, localizado no Passo do Peres, em Bagé.
De acordo com a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Ana Leão, além de valorizar o bioma Pampa, a programação do evento permite aos estudantes terem contato com pesquisas da área e fomenta a iniciação científica.
A professora encarregada pela programação, Anabela Silveira Oliveira Deble, salienta que até o dia 12 de março, as inscrições podem ser realizadas pelo valor de R$ 40, após este período, o preço estará sujeito a mudanças.

Programação

A programação começa na manhã de quinta-feira, dia 5, com minicursos e oficinas no Campus Central e no teatrinho. No mesmo dia, às 19h, também ocorrerá a palestra "A formação do Rio Grande do Sul e a visão dos viajantes naturalistas", ministrada pelo Engenheiro Florestal da Universidade Federal de Santa Maria, José Newton Cardoso Marchiori.
Na sexta-feira, é a vez do Campus Rural sediar os minicursos e oficinas, que acontecerão entre a manhã e tarde, a partir das 8h. A tarde de sexta também contará com a Mostra de Iniciação Científica, das 14h as 17h. Logo após, às 18h, acontece a exibição de vídeos sobre "Preservação Ambiental" com os alunos do curso de Ciências Biológicas.
A abertura oficial do evento acontecerá às 19h de sexta-feira, sendo apresentada pela reitora da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana. Em seguida, haverá uma mesa redonda com a temática "Potencial produtivo dos Campos da Campanha, RS", com o Dr. Carlos Nabinger (UFRGS), doutor Leonardo Paz Deble (Unipampa) e José Acélio Fontoura Júnior (Unipampa).
Na manhã de sábado, os participantes poderão fazer a Trilha Ecológica - mata ciliar e campo, às 8h30min. Pela tarde, haverá um simpósio sobre a Fauna e Flora ameaçadas no Bioma Pampa que conta com a participação do doutorando em Geografia Rodrigo Pontes (UFSM) e o Geas do Pampa (Urcamp) , além de uma roda de conversa sobre a "Importância dos rios" com o ecologista, PHD Anthonio Libório Philomena (Furg) e a ativista da União pela Preservação do Camaquã, produtora rural Vera Colares, e mateada com representantes do grupo União pela Preservação do Rio Camaquã (UPP).

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br